Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa se reúne com famílias no Dia Mundial do Autismo

O encontro aconteceu neste domingo (2) no Parque Ambiental da Macaúba, zona sul de Teresina.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), marcou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste domingo (2) com ação social no Parque Ambiental da Macaúba, zona Sul da capital. O evento misturou ação social, serviços de educação e saúde e diversão para crianças e suas famílias.

O prefeito Dr. Pessoa prestigiou a manhã festiva, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Luis André. “É um dever do poder Executivo e Legislativo cuidar de pessoas vulneráveis e com necessidades especiais, como os autistas. Estamos aqui, dando alegria e prontos para qualquer outra tratativa no sentido de cuidar dessas crianças, tanto eu, quanto os meus gestores”, declarou o prefeito.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Dr.Pessoa se reúne com família na zona sul em Teresina
Prefeito Dr.Pessoa se reúne com família na zona sul em Teresina

O secretário Luís André enfatizou a iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio da Semam, em revitalizar os parques ambientais da cidade. Ele também destacou a parceria com o coordenador do Parque da Macaúba, Edvaldo Vilanova.

“É importante resgatar e revitalizar os parques da Prefeitura sob nossa administração por meio de ações não só de lazer, mas também de serviço social. Queremos estender isso aos outros parques. Parabenizo Edvaldo pelo esforço, a todos os envolvidos, aos pais, que se esforçaram para trazer seus filhos e só tenho a agradecer ao prefeito pela presença”, afirmou o secretário do Meio Ambiente.

“Para nós é uma honra e, como disse o secretário, um verdadeiro aval a presença do prefeito. Sabemos que a incidência do autismo está crescente no Brasil, então, um evento como o de hoje serve também como um alerta para os pais, no que diz respeito ao diagnóstico dessa condição”, completou Edvaldo Vilanova.

Serviços e lazer

Com o apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid-PI), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Associação de Amigos dos Autistas (Ama-PI), Centro de Ensino Técnico (CTEC) e Uninassau Teresina, o evento ofereceu serviços de saúde do CTEC, como teste de glicemia, aferição da pressão arterial e orientação nutricional; serviços sociais, como orientação jurídica e orientação parental; além de ligas de atividades lúdicas; uma estação de demonstração de como realizar a coleta seletiva montada pela Semduh; apresentação de capoeira, a cargo do Projeto Social Capoeira e Respeito – Mamute; e o sempre concorrido trenzinho da Semel.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Dr.Pessoa e o secretário do Meio Ambiente Luís André se reúnem com família da zona sul
Prefeito Dr.Pessoa e o secretário do Meio Ambiente Luís André se reúnem com família da zona sul

Gestão integrada

Entre as autoridades que também prestigiaram a ação estavam o secretário de Comunicação, Lucas Pereira, o vereador Bruno Vilarinho e o superintendente Welton Bandeira, da Superintendência das Ações Descentralizadas Norte (SAAD Norte). “Parabenizo pela iniciativa de integração à comunidade, especialmente em uma data tão significativa como a de hoje”, disse o vereador Bruno Vilarinho.

“As SAADs têm de estar presentes por meio de ações integradas com os outros órgãos da administração, como é o caso aqui, neste parque de gestão da SAAD Sul, um dia que marca a importância de detectar precocemente o autismo e a Prefeitura intervindo com uma ação para reforçar o tema junto às famílias”, destacou Welton Bandeira.

O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.