Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Florentino Neto diz que extinção da Funasa foi um "grande erro"

A declaração foi feita durante posse da nova superintendente do Ministério da Saúde no Piauí.

Em seu discurso durante a cerimônia de posse da nova superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Maria de Sousa Leal, o deputado federal Florentino Neto (PT) manifestou sua reprovação à medida adotada pelo governo Lula, que consistiu na extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

"O que estou dizendo aqui, eu também afirmo nas reuniões da bancada do partido e já declarei no plenário da Câmara. Não tenho medo de dizer que a extinção da Funasa é um grande erro, que vai contra o nosso programa de governo e as políticas públicas que defendemos para a saúde", enfatizou o deputado Florentino.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Florentino Neto
Florentino Neto

Durante seu discurso na cerimônia de posse da nova superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Maria de Sousa Leal, o deputado federal Florentino Neto (PT) mencionou a Lei 8080, que determinou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), instituição responsável pela universalidade e gratuidade da saúde. Além disso, o deputado e os servidores da Funasa questionaram o fato de não terem sido consultados sobre o fim do órgão.

"Uma das bases do SUS é a participação social, e essa decisão não teve participação social. A sociedade não foi ouvida, e muito menos os servidores. Essa é a verdade e deve ser dita, porque, se eu não disser e repetir essa verdade por onde ando, não sou digno de ter sido funcionário da Funasa e de ter aprendido o que sei sobre gestão pública", enfatizou Florentino Neto.

Publicação

No segundo dia do governo Lula, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a medida provisória que determinava o fim da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com a extinção, as atribuições anteriormente pertencentes ao órgão seriam divididas entre os ministérios da Saúde e das Cidades.

A Funasa foi criada em 1990 com o objetivo de promover obras e campanhas sanitárias em pequenos municípios do Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.