Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira; confira a programação

Para melhor vivenciar este momento de conversão, terão celebrações e procissões ao longo desses dias.

Nesta quinta-feira (06), a Igreja Católica inicia a celebração do Tríduo Pascal, o período que contempla a tarde da Quinta-Feira Santa até o Domingo de Páscoa, celebrando os mistérios da redenção e salvação humana. Para melhor vivenciar este momento de conversão, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo de todos estes dias.

De acordo com o padre Isaias Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, a Semana Santa se caracteriza como fundamental para a fé do cristão, sendo a época mais importante do calendário da Igreja. Segundo ele, o centro da vida do cristão é o Tríduo Pascal, com a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Foto: DivulgaçãoCerimônias da Semana Santa
Cerimônias da Semana Santa

“É nesta época que somos convidados a estar mais presente em nossas Igrejas, celebrando a Semana Santa. Cada Igreja tem a sua própria programação para a melhor vivência deste tempo, mas o Tríduo Pascal que começa na quinta-feira, é comum em todas as Igrejas da nossa Arquidiocese e do mundo”, explica o sacerdote.

Durante os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa os católicos fazem memória ao sacrifício de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado. Na Quinta-feira Santa é celebrada a Missa da Santa Ceia do Senhor, que faz memória a Última Ceia e o momento em que Jesus lavou os pés de seus apóstolos. Nesta celebração os fiéis fazem memória a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

A Sexta-feira Santa é o momento de reflexão e Adoração ao Senhor Jesus Cristo que padece e morre na Cruz. Neste dia, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias do centro da capital durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, também no Centro de Teresina. Um dos ritos mais tradicionais do catolicismo, a procissão faz memória ao cortejo e ao sepultamento de Jesus.

Foto: DivulgaçãoProcissão durante a Semana Santa
Procissão durante a Semana Santa

No Sábado Santo, popularmente chamado de Sábado de Aleluia, é celebrada a Solene Vigília Pascal, quando é proclamada a Páscoa do Senhor, momento em que Cristo ressuscitou trazendo vida em plenitude para todos aqueles que Nele acreditam. E no Domingo de Páscoa é celebrada a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Na Arquidiocese de Teresina os fiéis devem sair em uma grande procissão luminosa na sétima edição do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’.

“O ‘Teresina Ressuscita com Cristo’ será um momento de sinodalidade e de comunhão com os irmãos e irmãs. Deus é vivo e vencedor do pecado, da dor e da morte, trazendo para nós a vida nova e em plenitude. Meu desejo é que o Senhor nos ajude para que bem vivamos o mistério da nossa fé, para vivermos em comunhão plena com Ele durante esta Semana Santa”, destaca o arcebispo Dom Juarez.

Confira a programação:
Catedral de Nossa Senhora das Dores
Celebrações presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques

|Quinta-Feira Santa (06/04)
18h – Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística

|Sexta-Feira Santa (07/04)
15h – Celebração da Paixão do Senhor - iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito

|Sábado Santo (08/04)
21h – Solene Vigília Pascal

|Domingo de Páscoa (09/04)
Teresina Ressuscita com Cristo
16h - Saída e bênção das velas no adro da Igreja São Benedito


Procissão luminosa na Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana
18h - Santa Missa Solene de Páscoa presidida por Dom Juarez Marques

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.