Fechar
GP1

Dom Expedito Lopes - Piauí

Prefeito de Dom Expedito Lopes é denunciado por compra de votos

Denúncia é da promotora de Justiça Naira Junqueira Stevanato, junto à 62ª Zona Eleitoral de Picos.

A promotora de Justiça Naira Junqueira Stevanato, com atuação junto à 62ª Zona Eleitoral de Picos, denunciou em ação penal o prefeito Valmir Barbosa de Araújo, de Dom Expedito Lopes, acusado de compra de votos, crime tipificado no art. 299, do Código Eleitoral.

De acordo com a denúncia, no dia 14 de novembro de 2020, Valmir ofereceu dinheiro e outras vantagens a Weliton Soares dos Anjos e Lucimar Lima Leal Soares com a finalidade de obtenção dos seus votos.

Segundo a investigação que embasa a denúncia, Valmir se dirigiu a residência de Weliton e Lucimar com o propósito de conversar sobre as eleições municipais de Dom Expedito Lopes, que ocorreriam no dia seguinte.

Foto: GP1Prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa
Prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa

Na ocasião, em razão de ter escutado comentários de compras de votos, Weliton e Lucimar gravaram a conversa, tendo o denunciado ofertado a quantia de R$2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro, além de serviços de elétricos em sua residência.

Para a promotora, está devidamente comprovada a materialidade do delito, assim como estão presentes indícios suficientes de autoria.

O Ministério Público Eleitoral pede o recebimento da denúncia e propôs a suspensão condicional do processo, tendo em vista que o acusado não está sendo processado, nem condenado em ação penal.

A suspensão condicional por dois anos foi proposta mediante as seguintes condições: proibição de se ausentar da Comarca onde reside por prazo superior a 15 dias; comparecimento mensal e obrigatório em juízo para informar e justificar suas atividades e pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 2 mil reais a ser destinado a entidade indicada pelo juízo.

Outro lado

O GP1 entrou em contato nesta sexta-feira (12) com o prefeito Valmir Barbosa de Araújo, que ficou de se posicionar sobre a denúncia posteriormente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.