Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semec participa do lançamento do programa Pacto Pela Educação

O decreto que institucionaliza o programa foi assinado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Foi lançado nesta segunda-feira (29) o “Pacto Pela Educação”, programa de fortalecimento do Regime de Colaboração entre o Estado do Piauí e municípios com o objetivo de criar o Sistema Estadual de Educação. O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, participou do lançamento, no Blue Tree Towers Rio Poty, zona Sul de Teresina.

Estado e municípios juntos no sentido de otimizar as políticas públicas de educação. Este é o intuito do Pacto, com os entes agindo em conjunto para melhorar os indicadores educacionais. O decreto que institucionaliza o programa foi assinado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, numa cerimônia que contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de Educação dos 224 municípios, além de outras autoridades.

Foto: Divulgação/AscomSecretário Nouga Cardoso prestigiou o lançamento do programa Pacto pela Educação
Secretário Nouga Cardoso prestigiou o lançamento do programa Pacto pela Educação

“Para garantir uma educação de qualidade, a parceria é fundamental para que crianças e jovens tenham acesso a melhores metodologias, estruturas, para garantir a aprendizagem na idade correta e com isso a gente transforme a educação do Piauí na melhor do Brasil”, afirma o governador Rafael Fonteles.

Para o secretário Nouga Cardoso, “o pacto vai ser um instrumento colaborativo importante para melhorar a educação piauiense e a Prefeitura de Teresina, por meio da Semec, será uma parceira neste propósito”, garante.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca. “O pacto vem para fortalecer a cooperação entre Estado e municípios na área da Educação. Nós estamos hoje formalizando o sistema estadual da Educação e o pacto pela Educação para que a gente possa avançar na qualidade da educação do Piauí”.

O evento contou também com a entrega do Prêmio Alfa-10 para 12 escolas públicas estaduais e municipais piauienses que conquistaram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) referente ao ano de 2021, aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Os valores da premiação variam entre R$ 80 mil e R$ 60 mil por escola premiada, dentro dos critérios do prêmio. A Escola Municipal Orlando Geraldo Rego de Carvalho foi a unidade de ensino de Teresina contemplada. “O prêmio é o resultado de um trabalho que vem sendo feito pela Rede Municipal de Educação desde que a criança entra na escola, tendo reflexos na sociedade como um todo”, diz o diretor da escola, Carlos Ribeiro.

Também receberam o prêmio a Escola Municipal Padre João Batista Gougeon, de Água Branca; escolas municipais Floresta Moderna e Almerinda da Fonseca, de Bom Jesus; Unidade Escolar Gabriel Lima (Castelo do Piauí); Escola Municipal Virginia Freire (Coivaras); Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos (Currais); Unidade Escolar Monsenhor Uchôa (Domingos Mourão); Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde (Floresta do Piauí); Escola Municipal São Francisco (Inhuma); Escola Municipal Tia Amélia (José de Freitas); e Escola Reunida Francisco das Chagas Sousa, de São José do Divino.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.