Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Filho do ex-deputado Fernando Monteiro é preso durante operação

A prisão foi feita, na manhã desta quarta-feira (31), pela Polícia Civil do Piauí, em Teresina.

GP1 Momento da chegada de Lauro Alberto Monteiro 1 / 10 Momento da chegada de Lauro Alberto Monteiro
Lucas Dias/GP1 1 / 10 Delegado Matheus Zanatta Delegado Matheus Zanatta
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Matheus Zanatta Matheus Zanatta
Lucas Dias/GP1 3 / 10 José Afonso, o Mineiro José Afonso, o Mineiro
Lucas Dias/GP1 4 / 10 Prisão de José Afonso Prisão de José Afonso
Lucas Dias/GP1 5 / 10 José Afonso é apontado como líder do grupo José Afonso é apontado como líder do grupo
Lucas Dias/GP1 6 / 10 José Afonso foi preso nesta manhã José Afonso foi preso nesta manhã
Alef Leão/GP1 7 / 10 Lauro Monteiro Lauro Monteiro
Reprodução/Redes sociais 8 / 10 Geniffer Aparecida e José Afonso Geniffer Aparecida e José Afonso
Reprodução/Redes sociais 9 / 10 Jefferson Luan Guimarães Jefferson Luan Guimarães

O GP1 obteve, com exclusividade, os nomes de quatro das cinco pessoas presas nesta quarta-feira (31) durante a Operação Compras Online, acusadas de integrar um grupo que aplicava golpes em restaurantes. Um deles é Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, filho do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, que faleceu há mais de 3 anos.

Além de Lauro, foram presos José Afonso de Moura dos Santos, conhecido como Mineiro e apontado como líder do grupo, Jefferson Luan Guimarães Campêlo Leite e Jenifer Aparecida dos Santos. Eles serão acusados de associação criminosa e estelionato.

Como o golpe era executado

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, explicou o modus operandi do grupo. "Descobrimos que um dos investigados compartilhava o cardápio dos restaurantes com as outras pessoas, que escolhiam a comida e pagavam 50% do valor ao investigado. Em seguida, ele fazia o pedido ao restaurante, utilizando cartão de crédito. No entanto, essas compras eram posteriormente contestadas, e as operadoras não repassavam os valores ao restaurante", ressaltou.

Investigação continua

A investigação já estava em andamento há três meses, desde que uma empresária fez uma denúncia. "Essa investigação começou há 3 meses quando recebemos uma denúncia da dona de um restaurante que teve prejuízo enorme, foram mais de 100 compras contestadas e que as operadoras não repassaram os valores para o restaurante. Nós então verificamos que havia cinco pessoas envolvidas no golpe e hoje prendemos todas elas”, disse o delegado Matheus Zanatta.

Ainda de acordo com o delegado Matheus Zanatta, as investigações serão mantidas porque podem surgir novos restaurantes que foram vítimas do grupo. “Vamos dar continuidade às investigações, pois não tenho dúvidas de que mais vítimas, donos de estabelecimentos, irão aparecer para registrar Boletim de Ocorrência. Novas investigações criminais serão abertas”, afirmou.

Prisões são temporárias

O delegado Filipe Bonavides, Coordenador da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), ressaltou que as prisões dos acusados são temporárias e que os presos poderão ser soltos se for comprovado que eles não têm envolvimento no esquema.

"Até então, eles não tinham antecedentes criminais, exceto o mentor [José Afonso], sobre quem ainda estamos buscando mais informações. Mas as outras pessoas não têm antecedentes. Alguns foram utilizados para aplicar o golpe e aqueles que foram colocados no meio da situação sem envolvimento direto no golpe estão sendo liberados", explicou.

Em relação à prisão do filho do ex-deputado Fernando Monteiro, o delegado disse que será analisada a necessidade de solicitar sua prisão preventiva. "Ele teve a prisão temporária decretada, já foi interrogado e, com base em sua declaração, será decidido se o soltamos ou se solicitamos sua prisão preventiva", afirmou Bonavides.

Comida de alto custo

"Existem outros estabelecimentos que podem ter sido alvos, mas não vi nenhuma ligação do porquê o alvo ter sido restaurante de comida oriental, talvez pelo valor e por aparentar também ser uma forma de angariar pessoas do mesmo círculo social e fazer como se diz, média com essas pessoas, e a comida oriental tem o fator do alto custo e é até coerente com o padrão de vida dessas pessoas", explanou o delegado Filipe Bonavides.

Prisões

A Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (31), uma operação para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra cinco indivíduos acusados de praticar estelionato contra restaurantes em Teresina.

Durante a busca na residência de um dos acusados, conhecido como "Mineiro", foi encontrada uma plantação de maconha. "Hoje, durante o cumprimento dos mandados de busca, encontramos uma plantação de maconha que estava sendo cultivada em uma estufa, e esse indivíduo também será autuado em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes", afirmou Matheus Zanatta.

As prisões foram efetuadas nas zonas leste e sudeste de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.