Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governo do Piauí inaugura 1ª unidade pública de AVC no HGV

Foram disponibilizados 10 leitos e toda uma equipe especializada para atender vítimas de AVC.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), inaugurou nesta segunda-feira (12) a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Foram disponibilizados 10 leitos e uma equipe especializada para atender os pacientes.

De acordo com a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, a equipe é composta de 07 neurologistas, 07 clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Foto: Divulgação/ AscomUnidade pública de AVC no HGV foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 12 de junho
Unidade pública de AVC no HGV foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 12 de junho

"Há 10 leitos com equipamentos especializados, equipe treinada para o atendimento imediato do AVC. Então, tempo é vida, tempo é ouro nesses casos. Quanto mais rápido esse paciente for atendido, menos sequelas e menos riscos de óbito ele vai ter. Essa unidade é muito importante para a sociedade piauiense. É a primeira pública, onde todos vão ter atendimento imediato, com protocolos já instituídos, a parte de apoio laboratório, radiologiaia, tomografia, funcionando 24h como já funciona no hospital mas já todos esses serviços integrados para que haja esse atendimento mais rápido possível", destacou Nirvania Carvalho.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, ressaltou que é um momento histórico, pois a unidade é um espaço exclusivo dentro do hospital estadual, onde os pacientes receberão um tratamento mais completo e integrado, com objetivo de reduzir os indíces de mortalidade e morbidade no Piauí.

Foto: Divulgação/ AscomUnidade pública de AVC no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
Unidade pública de AVC no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina

"O AVC juntamente com o infarto agudo do miocárdio são as duas doenças chamadas cardiovasculares com maior índice de mortalidade no Brasil e no Piauí. Então, essa unidade que é unidade de cuidados do AVC tipo 3 que é a mais complexa que tem, ela vai dar justamente esse atendimento de maneira mais eficaz mais rápida e com toda tecnologia e aparelhamento de medicamentos e radiologia para que esse paciente seja atendido o mais breve possível, diminuindo mortalidade e diminuindo morbidade, ou seja, diminuindo sequelas", afirmou Dirceu Campelo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.