Fechar
GP1

Amarante - Piauí

Prefeito Diego Teixeira lança 2ª edição do Festival VivAmar

A solenidade ocorreu no Centro de Convenções. O festival começa dia 14 de julho e segue até 4 de agosto.

Lucas Dias/ GP1 1 / 17 Solenidade de lançamento da 2ª Edição do Festival VivAmar Solenidade de lançamento da 2ª Edição do Festival VivAmar
Lucas Dias/GP1 2 / 17 Crianças do mimbó Crianças do mimbó
Lucas Dias/GP1 3 / 17 Festival vivAmar, realizado pela Prefeitura de Amarante Festival vivAmar, realizado pela Prefeitura de Amarante
Lucas Dias/GP1 4 / 17 Diego Teixeira, Prefeito de Amarante Diego Teixeira, Prefeito de Amarante
Lucas Dias/GP1 5 / 17 Autoridades participaram da solenidade Autoridades participaram da solenidade
Lucas Dias/GP1 6 / 17 Deputados e Secretários participaram da solenidade Deputados e Secretários participaram da solenidade
Lucas Dias/GP1 7 / 17 Lançamento do festival vivAmar, realizado pela Prefeitura de Amarante Lançamento do festival vivAmar, realizado pela Prefeitura de Amarante
Lucas Dias/GP1 8 / 17 Fábio Novo, Diego Teixeira e Pablo Santos Fábio Novo, Diego Teixeira e Pablo Santos
Lucas Dias/GP1 9 / 17 Fábio Xavier, Pablo Santos e Dr. Vinicius Fábio Xavier, Pablo Santos e Dr. Vinicius
Lucas Dias/GP1 10 / 17 Secretário de Cultura Carlos Anchieta e Deputado Estadual Dr. Vinicius Secretário de Cultura Carlos Anchieta e Deputado Estadual Dr. Vinicius
Lucas Dias/GP1 11 / 17 Fábio Xavier, Fábio Novo e Dr. Vinicius Fábio Xavier, Fábio Novo e Dr. Vinicius
Lucas Dias/GP1 12 / 17 Diego Teixeira, Prefeito de Amarante Diego Teixeira, Prefeito de Amarante
Lucas Dias/GP1 13 / 17 Fábio Novo e Dr. Vinicius Fábio Novo e Dr. Vinicius
Lucas Dias/GP1 14 / 17 Pablo Santos, Secretário de Turismo Pablo Santos, Secretário de Turismo
Lucas Dias/GP1 15 / 17 Deputado Estadual, Fábio Novo Deputado Estadual, Fábio Novo
Lucas Dias/GP1 16 / 17 Fábio Xavier, Secretário do Agronegócio Fábio Xavier, Secretário do Agronegócio
Lucas Dias/GP1 17 / 17 Secretário de Cultura Carlos Anchieta Secretário de Cultura Carlos Anchieta

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, realizou o lançamento da 2ª edição do Festival VivAmar nesta terça-feira (04), em solenidade no salão nobre do Centro de Convenções de Teresina. O evento é uma das celebrações aos 153 anos do município de Amarante e representa fomento ao turismo, cultura, arte e diversidade típicas do histórico município piauiense, distante 156 km da Capital.

O prefeito Diego Teixeira informou ao GP1 que o festival começa no dia 14 de julho e segue até 4 de agosto. Neste ano, o tema do Festival VivAmar homenageia os três rios que banham a cidade: Parnaíba, Canindé e Mulato, que são essenciais para a história, cultura e beleza natural de Amarante, e, portanto, nomeiam os três palcos do Festival. "Esse ano estamos lançando a segunda edição do Festival VivAmar, onde vamos poder, com esse festival, potencializar o turismo na nossa cidade. São muitas atrações tanto locais quanto nacionais, no evento que vai começar no final de semana do dia 14 de julho com a procissão de sanfonas. Então, vai ter bandas para todos os gostos, durante os quatro finais de semana iniciando no dia 14, vai ter rock, pop, pé de serra, forró, para todos os gostos, para que cada vez mais os turistas visitem nossa cidade no mês de julho", explicou o chefe do executivo municipal de Amarante.

Em seguida, Diego Teixeira detalhou como surgiu a ideia do tema da 2ª Edição do Festival VivAmar: "A gente vem estudando esse tema para saber como vamos fazer para potencializar o turismo, cerca de 70% do turismo mundial está relacionado a água e Amarante tem esse potencial turístico que atrai muita gente no mês de férias. Amarante tem o privilégio de ser banhada por três rios: o Parnaíba, o Canindé e o Mulato. Denominamos os três palcos com os nomes dos rios", expôs o prefeito Diego Teixeira.

Durante o lançamento oficial do festival, foi apresentada a programação detalhada de cada ponto da cidade que receberá eventos especiais, como o Cais Alegria, onde será montado um palco com shows musicais, feira de artesanato e gastronomia. A solenidade contou ainda com a apresentação de balé das munícipes de Amarante. "Elas [bailarinas] são do Centro de Convivência da Cidade, fazem parte do CRAS. É um grupo assistido pela Assistência Social, que é o balé, então a expectativa [para o Festival VivAmar] é das melhores. Temos ensaiado há um tempo para que elas se apresentem hoje e elas estão super ansiosas e a gente está aqui, representando a cidade de Amarante, para mostrar o que há de melhor. Nesse período de julho tem as prainhas, as festas, a cidade é bem movimentada, e com esse festival acho que a visibilidade vai ser bem maior. Amarante é maravilhosa", celebrou a Lia Cristiane Drumond Moura, coordenadora do CRAS de Amarante.

Prestígio a Amarante

O deputado estadual Dr. Vinícius enalteceu o Festival VivAmar e comentou sobre o potencial histórico, turístico e cultural do município de Amarante. "É um festival que mostra para quê veio Amarante. Uma cidade cultural, turística, que conta com gerações que vêm do comércio, vêm da música, da poesia, vêm também da cultura afro. Então, a gente tem uma fusão de culturas dentro da nossa cidade que, realmente, cria em Amarante uma situação totalmente diferente do que a gente vê em todos os outros municípios. Esse Festival VivAmar traz isso, fortalece o turismo, fortalece o empreendedorismo, fortalece o que há de mais importante, que é a cultura e o amor que Amarante tem pelo seu povo e que todo o nosso povo do Piauí sente por Amarante. A gente acredita que [o Festival VivAmar] a cada ano vai se tornar cada vez maior. Então, Amarante ganha, o Médio-Parnaíba ganha e o Piauí ganha com o Festival VivAmar", atribuiu o petista.

Outro parlamentar que marcou presença no lançamento oficial da 2ª edição do Festival VivAmar foi o deputado estadual Fábio Novo, que elencou pontos turísticos do município histórico, que ganharão mais visibilidade diante do aumento da movimentação turística em Amarante, ocasionada pela festividade.

"Esse festival é muito importante porque, no período das férias, utiliza a beleza natural que temos do Rio Parnaíba com atrações culturais e faz também de Amarante uma cidade para ser procurada nesse período e Amarante, além do festival, tem a sua escadaria que é a mais bonita do Brasil que ajudamos a fazer, temos também o Museu Casas de Amarante, que são pequenas casas do Centro Histórico que foram recuperadas, são pequenos museus que você pode visitar, e, além disso, também, o Museu das Letras do Piauí que é um museu importantíssimo, que tem o que há de melhor da literatura piauiense. Então, você pode visitar toda essa parte histórica de Amarante e também a cultura, com grandes eventos utilizando nosso Rio Parnaíba, que é belíssimo, além da nossa própria e querida Amarante", pontou Fábio Novo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.