Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mulheres poderão ter acompanhante em exames com sedação em Teresina

Quando não foi possível a permanência do acompanhante, o profissional da saúde deve emitir justificativa.

A partir desta quinta-feira, 6 de julho, mulheres que se submeterem a exames com sedação em estabelecimentos de saúde de Teresina terão direito a acompanhante. O direito foi garantido por meio da Lei Municipal Nº 5.941/2023, de autoria dos vereadores Evandro Hidd (PDT) e Pollyanna Rocha (PV), sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).

“Fica permitida, a critério da paciente, a presença de um acompanhante de escolha da mulher em todos os exames ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia que induzam à inconsciência da paciente mulher, independente do sexo ou gênero da pessoa que realize o exame em todos os hospitais e clínicas da rede pública e privada de saúde, no âmbito do Município de Teresina”, consta na nova lei.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr.Pessoa esteve presente na solenidade
Lei foi sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa

A lei se aplica também nos exames realizados em ambulatórios e internações, o que inclui trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como durante estudos de diagnóstico, como transvaginal, ultrassonografias ou teste urodinâmico.

Quando não for possível a permanência do acompanhante ou do atendente pessoal junto a paciente, o profissional de saúde responsável pelo tratamento deverá emitir uma justificativa por escrito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.