Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Marcelo Castro comemora condenações dos réus do 8 de janeiro

"Essas pessoas cometeram crime contra a democracia, contra as instituições", declarou o senador.

O senador Marcelo Castro (MDB) concedeu entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira (15), durante visita ao Polo Cerâmico do Poti Velho, na zona norte de Teresina, ocasião em que comentou o julgamento dos acusados de participação nos atos do dia 8 de janeiro. O parlamentar comemorou a condenação dos três primeiros réus jugados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcelo Castro afirmou que o julgamento e condenação das pessoas acusadas de depredar as sedes dos Três Poderes, em Brasília, deve servir de exemplo.

Foto: Lucas Dias/GP1Senador Marcelo Castro
Senador Marcelo Castro

“Que seja um julgamento exemplar. Essas pessoas cometeram crime contra a democracia, contra as instituições e essas pessoas têm que pagar por esses crimes que cometeram”, analisou Marcelo Castro.

Julgamento

Até agora, o STF condenou três pessoas por participação nos atos de 8 de janeiro. Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar e Matheus Lima de Carvalho Lázaro foram condenados pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Aécio Lúcio e Matheus Lima receberam pena de 17 anos de prisão, e para Thiago Mathar a sanção foi de 14 anos. Os três foram condenados também ao pagamento de 100 dias-multa, cada um no valor de 1/3 do salário mínimo. Eles ainda terão que pagar indenização a título de danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões, a ser quitado de forma solidária com todos os que vierem a ser condenados pela Suprema Corte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.