Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP investiga conduta da equipe do SAMU durante atendimento a cabeleireiro

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra a vítima, mesmo bastante ferida, tentando deitar na maca.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu, nessa segunda-feira (25), procedimento policial para investigar a conduta dos profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no socorro ao cabeleireiro Rivaldo de Sousa Barreto, que foi brutalmente espancado e abandonado em um grotão no sábado (23), na Vila da Paz, zona sul de Teresina. Ele morreu no domingo (24), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Um vídeo que viralizou nas redes sociais e causou indignação mostra a vítima, mesmo bastante ferida, tentando deitar na maca sozinha ao tempo em que os profissionais ficam apenas olhando. Rivaldo chega a desmaiar em cima da maca.

A post shared by Portal GP1 Oficial (@portalgp1oficial)

Apuração do DHPP

Segundo o delegado Barêtta, diretor do DHPP, o fato será investigado para saber se houve dolo ou culpa dos profissionais no atendimento ou se até mesmo a conduta contribuiu para a morte da vítima. “Já foi determinada abertura de procedimento policial para investigar os fatos e toda a equipe será ouvida, porque queremos saber se houve dolo ou culpa por parte dos profissionais, tem que ser apurado porque uma pessoa perdeu a vida e há todo um levantamento preliminar de que o rapaz, devido ao espancamento sofrido na cabeça, no tórax e abdômen, teria uma costela quebrada e ele, fazendo aquele movimento [de tentar deitar na maca] não sabemos se houve agravamento”, ressaltou Barêtta.

Foto: Alef Leão/GP1Barêtta
Barêtta

Ainda de acordo com o delegado, a investigação do fato deve partir da autoridade policial no momento em que tomar conhecido dele. “Lá são profissionais que foram testados, que são formados e que têm habilidade, mas a conduta que se mostrou lá é reprovável, portanto, ao tomar conhecimento a autoridade policial, como se trata de ação pública incondicionada, não podemos ficar à mercê, tem que se adotar uma providência”, enfatizou Barêtta.

Entenda o caso

O cabeleireiro Rivaldo de Sousa Barreto foi brutalmente espancado e abandonado em um grotão no sábado (23), na Vila da Paz, zona sul de Teresina. Após ser encontrado gravemente ferido pela Polícia Militar, o SAMU foi acionado e levou a vítima para atendimento médico, porém, não resistiu e morreu na manhã do domingo (24), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foto: Reprodução/ InstagramRivaldo de Sousa Barreto
Rivaldo de Sousa Barreto

FMS também vai investigar os profissionais do SAMU

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que vai apurar uma suposta negligência da equipe de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no caso.

A FMS destacou que todos os profissionais são capacitados para atender ocorrências semelhantes a que foi registrada. Além disso, o órgão assegurou que a Diretoria de Enfermagem e Geral do SAMU está ouvindo os servidores e determinou abertura de um Processo Administrativo Disciplinar.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde lamenta o ocorrido com o cabeleireiro Rivaldo de Sousa Barreto e se solidariza com os familiares e amigos. A FMS determinou a abertura de Processo Administrativo Disciplinar – PAD - para apurar eventuais irregularidades dos servidores públicos.

A FMS reitera seu compromisso na prestação de serviços de saúde e se coloca à disposição de todos os órgãos para esclarecimentos e apuração da conduta dos envolvidos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.