Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Parada da Diversidade reúne milhares de foliões em Teresina

A festividade encerra a 17ª Semana do Orgulho de Ser. A cantora Duda Beat é a atração principal da noite.

Alef Leão/GP1 1 / 13 21ª Parada da Diversidade em Teresina 21ª Parada da Diversidade em Teresina
Alef Leão/GP1 2 / 13 Organizadora do evento Organizadora do evento
Alef Leão/GP1 3 / 13 LGBT LGBT
Alef Leão/GP1 4 / 13 Kátia Tapety Kátia Tapety
Alef Leão/GP1 5 / 13 Kátia Tapety Kátia Tapety
Alef Leão/GP1 6 / 13 Apresentação no trio elétrico Apresentação no trio elétrico
Alef Leão/GP1 7 / 13 Casal marca presença na Parada da Diversidade em Teresina Casal marca presença na Parada da Diversidade em Teresina
Alef Leão/GP1 8 / 13 Amigos se reúnem para a 21ª Parada da Diversidade em Teresina Amigos se reúnem para a 21ª Parada da Diversidade em Teresina
Alef Leão/GP1 9 / 13 Trio elétrico trouxe foliões ate o palco principal Trio elétrico trouxe foliões ate o palco principal
Alef Leão/GP1 10 / 13 Ponte Estaiada Ponte Estaiada
Alef Leão/GP1 11 / 13 Multidão se reuniu no estacionamento da Ponte Estaiada Multidão se reuniu no estacionamento da Ponte Estaiada
Alef Leão/GP1 12 / 13 Palco Kátia Tapety Palco Kátia Tapety
Alef Leão/GP1 13 / 13 21ª Parada da Diversidade 21ª Parada da Diversidade

A 21ª edição da Parada da Diversidade, organizada pelo Grupo Matizes, coloriu com o arco-íris das cores da bandeira LGBTQIA+ a Avenida Raul Lopes, situada na zona leste de Teresina, neste domingo (03). A celebração começou com a concentração nas proximidades do Shopping Riverside, seguida do tradicional percurso com trio elétrico, ao som de DJs, até o estacionamento da Ponte Estaiada, onde deve acontecer o show da cantora Duda Beat, que vai encerrar a festança.

Em entrevista ao GP1, a vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, atribuiu importância à reflexão social e discussão pública que são reacesas e fundamentais diante da realização da Parada da Diversidade, para o combate a LGBTFobia e busca pela igualdade social de lésbicas, gays, travestis e transexuais, pansexuais, não-binários e todos os integrantes da comunidade LGBTQIA+.

"É um evento muito importante porque mobiliza a cidade para refletir e executar ações de enfrentamento a LGBTFobia. Enquanto nós estamos realizando essa parada, infelizmente tem vários LGBTs que estão sofrendo violências, quer seja em casa, nas ruas ou no trabalho. Então, a Parada [da Diversidade] tem esse objetivo de ser um instrumento para provocar a discussão na sociedade sobre a necessidade urgente do respeito e da prevalência da igualdade entre as pessoas", comentou Marinalva Santana.

A 21ª Parada da Diversidade encerra a 17ª Semana do Orgulho de Ser, que neste ano, tem como tema: "Fé na vida, fé no que virá". A vice-coordenadora do Grupo Matizes celebrou a realização da semana de eventos e afirmou que a expectativa de público é de milhares de foliões.

"Estamos encerrando hoje a 17ª Semana do Orgulho de Ser, que foi muito vitoriosa, com várias palestras e lançamento de livros, exibição de filmes, e a Parada [da Diversidade] vem coroar essa semana exitôsa. Teremos daqui a pouco Duda Beat, vários DJs e drags queens se apresentando no palco no estacionamento da Ponte Estaiada. A [expectativa de público da] Parada da Diversidade tem oscilado entre 100 a 120 mil pessoas e a nossa expectativa é que esse número se confirme novamente este ano", pontuou Marinalva Santana.

Programação

As apresentações das atrações musicais vão começar às 19h deste domingo (03), com os shows dos DJs Malvadão, Bruns, Kays e Sentado. Além de espetáculos de Elektra Kills, Pérola Lynns, Sheron Lumynes, Tárcilla Bloody e Bid Queen. A previsão é que o evento seja encerrado com o show da famosa cantora pernambucana Duda Beat, às 23h.

Homenagem à Kátia Tapety

Símbolo histórico da luta de pessoas transsexuais na busca por ocupar espaços de poder na política, a ex-vereadora e ex-vice prefeita de Colônia do Piauí, Kátia Tapety, de 74 anos, foi a grande homenageada pelo Grupo Matizes nesta 21ª edição da Parada da Diversidade. Tapety foi a a primeira transexual eleita a um cargo político no Brasil, ainda em 1992.

"O Matizes resolveu render homenagens nesse ano à Kátia Tapety que é uma inspiração e exemplo de resistência. Ela está aqui na parada, vai estar no trio [elétrico], vai estar no palco, é uma mulher guerreira de 74 anos que enfrentou um problema sério de saúde mas não baixou a cabeça e somos só gratidão à Katya, à luta dela e a intrepidez dela", expressou a vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana.

Ao GP1, Kátia Tapety comemorou a homenagem recebida e o legado que ela representa para a comunidade LGTBQIA+. "Estou tão emocionada. Eu estive desde o mês de março, por dois meses, internada na UTI e entubada no Hospital São Marcos. Então, estou aqui porque não poderia deixar de vir receber a homenagem dada pelo Grupo Matizes. É muita emoção! Estou muito feliz! Eu quero deixar do fundo do meu coração um beijo para todas as meninas trans, aos meninos trans e toda a comunidade LGBTQIA+", disse a homenageada.

Padrinho e madrinha da Parada da Diversidade

O público votou e escolheu a atriz Bid Lima e o professor Wellington Araújo como madrinha e padrinho, respectivamente, da celebração LGBTQIAPN+. A madrinha da 21ª Parada da Diversidade agradeceu a honraria e celebrou o orgulho de ser.

"Olha foi um orgulho de ser literalmente porque eu adoro todas as ações afirmativas, as ações formativas que o Matizes vem fazendo ao longo desses 27 anos, nos quais eu estive presente todos os anos na Parada [da Diversidade], seja colaborando como gestora, ou colaborando como cidadã indo lá e levantando a minha bandeira. Sempre com o discurso do bem, contra a discriminação, contra o preconceito e viva a comunidade LGBTQIA+", encerrou a Bid Lima.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.