Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DCE faz homenagens a Janaína Bezerra 1 ano após morte da estudante

“Fez um ano e eu agradeço a todos e peço que melhore as coisas”, disse Maria do Socorro, mãe da jovem.

Rauena Pinheiro/ GP1 1 / 13 Palco Janaína Silva Palco Janaína Silva
Rauena Pinheiro/ GP1 2 / 13 Maria do Socorro, mãe de Janaína Maria do Socorro, mãe de Janaína
Rauena Pinheiro/ GP1 3 / 13 Mãe de Janaína Bezerra recebeu homenagens Mãe de Janaína Bezerra recebeu homenagens
Rauena Pinheiro/ GP1 4 / 13 Mãe e irmãs da jovem foram convidadas e estiveram no evento Mãe e irmãs da jovem foram convidadas e estiveram no evento
Rauena Pinheiro/ GP1 5 / 13 Imagens de Janaína Bezerra pintada em um mural do DCE Imagens de Janaína Bezerra pintada em um mural do DCE
Rauena Pinheiro/ GP1 6 / 13 Mural do DCE Mural do DCE
Rauena Pinheiro/ GP1 7 / 13 Momento da aula pública Momento da aula pública
Rauena Pinheiro/ GP1 8 / 13 Momento em que Maria do Socorro recebe um quadro com a foto de sua filha Momento em que Maria do Socorro recebe um quadro com a foto de sua filha
Rauena Pinheiro/ GP1 9 / 13 Mãe da jovem agradeceu ao carinho de todos Mãe da jovem agradeceu ao carinho de todos
Rauena Pinheiro/ GP1 10 / 13 Início do Sarau Cultural Início do Sarau Cultural
Rauena Pinheiro/ GP1 11 / 13 Declamação de poesia de artias locais Declamação de poesia de artias locais
Rauena Pinheiro/ GP1 12 / 13 Estudantes cantaram músicas em homenagens a Janaína Estudantes cantaram músicas em homenagens a Janaína
Rauena Pinheiro/ GP1 13 / 13 Coordenadora Geral do DCE, Thays Dias Coordenadora Geral do DCE, Thays Dias

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí realizou na tarde de terça-feira (30), uma programação em homenagem a estudante Janaína Bezerra. A programação realizada pelo DCE marca um ano do assassinato da estudante, no dia 28 de janeiro de 2023, dentro da universidade. A mãe e as irmãs da jovem estiveram presentes no local.

A programação começou logo às 16h da terça-feira com uma aula pública sobre violência contra a mulher na universidade, ministrado por docentes da UFPI e militantes de movimentos em defesa das mulheres no Piauí. Em seguida, pessoas que estavam presentes no local, tiveram a oportunidade de falar algumas palavras para a mãe de Janaína, Maria do Socorro.

Foto: Rauena Pinheiro/ GP1Imagens de Janaína Bezerra pintada em um mural do DCE
Imagens de Janaína Bezerra pintada em um mural do DCE

Logo após, foi inaugurado a revitalização do espaço em que o diretório fica localizado. O palco do DCE recebeu o nome de Janaína. As artistas, Muriel Mwangi e Ana Porfírio, foram as responsáveis pela pintura de um mural em homenagem a estudante de jornalismo, além da arte realizada no palco.

Ao GP1, a mãe de Janaína, contou que ficou muito feliz e agradeceu os responsáveis pelo evento em homenagem a sua filha. Ela também disse acreditar que a segurança na universidade pode melhorar um dia.

“Eu fico feliz com essa homenagem a minha filha. Fez um ano e eu agradeço a todos e peço que melhore as coisas, pois como falaram aqui continua escuro, todo mundo continua precisando de um suporte mais forte. Eu acredito que a situação vai melhorar, para todos que estão aqui.

A estudante da UFPI e coordenadora geral do DCE, Thays Dias contou como foi o planejamento do evento. “A gente já estava desde o final do ano passado planejando fazer alguma coisa em homenagem à memória da Janaína [...] Não foi dia 28 porque foi domingo, não conseguimos fazer dia 29 porque foi a missa, em que a gente se fez presente também, então a gente fez hoje, pensando também em denunciar as coisas que não mudaram na universidade”, disse Thays.

A programação foi encerrado com um Sarau Cultural no local, com declamações de poesia, músicas e mais homenagens.

Falta de segurança na universidade

Um dos assuntos pautados no evento, foi a segurança na UFPI. Em determinados momentos, estudantes relataram que um ano após o crime, a universidade ainda não oferece uma segurança adequada aos estudantes. Uma das reclamações foi a falta de iluminação em alguns locais.

“Não é muito difícil ver que continua sem iluminação em boa parte da universidade, esses palcos só tem iluminação hoje porque eu fui atrás correndo para poder conseguir, então essa é a forma de que a gente não deixe que a memória dela seja esquecida e que não tenha mais nenhuma Janaína aqui dentro e as que vierem que sejam sementes da Janaína Bezerra e que concluam seus sonhos aqui dentro, de se formar, de entrar e permanecer aqui dentro”, relatou a coordenadora do DCE.

“Está com um ano e até agora não fizeram nada [na UFPI], não é possível que é preciso falecer mais uma Janaína para que seja feito alguma coisa”, desabafou a mãe de Janaína.

Relembre o crime

A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra foi brutalmente morta no dia 28 de janeiro de 2023, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), zona leste de Teresina. A jovem chegou a ser levada ao Hospital da Primavera, mas já estava morta.

A jovem estava na noite de ontem em uma calourada na sede do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFPI, onde foi encontrada desacordada com sinais de agressão por seguranças da universidade.

Thiago Mayson da Silva Barbosa foi preso e condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato da estudante.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.