Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles celebra os 44 anos do PT no Piauí

Evento foi marcado por apresentações culturais e homenagem à militantes petistas históricos.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 13 Figuras do PT marcaram presença na celebração Figuras do PT marcaram presença na celebração
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 13 O evento foi marcado por apresentações culturais e a entrega de placas de homenagem à militantes petistas O evento foi marcado por apresentações culturais e a entrega de placas de homenagem à militantes petistas
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 13 Governador Rafael Fonteles no evento de celebração de 44 anos do PT Governador Rafael Fonteles no evento de celebração de 44 anos do PT
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 13 Deputado Oliveira Neto Deputado Oliveira Neto
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 13 Vereadora Elzuila Calisto Vereadora Elzuila Calisto
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 13 Prefeito de Dirceu Arcoverde, Chico do Sindicato, compareceu ao evento Prefeito de Dirceu Arcoverde, Chico do Sindicato, compareceu ao evento
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 13 Neuma Café, ex-prefeita de Pedro II Neuma Café, ex-prefeita de Pedro II
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 13 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 13 Pedro Menezes, militante do PT Pedro Menezes, militante do PT
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 13 João de Deus João de Deus
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 13 Presidente da Agespisa Zé Santana Presidente da Agespisa Zé Santana
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 13 Pré-candidato Fábio Novo Pré-candidato Fábio Novo
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 13 Rafael Fonteles, João de Deus, Franzé Silva e Neuma Café Rafael Fonteles, João de Deus, Franzé Silva e Neuma Café

O Diretório Estadual do PT realizou, na noite desta sexta-feira (23), um evento em comemoração aos 44 anos da fundação do partido no Piauí. A festa, que ocorreu no Espaço Tupperware, no Centro de Teresina, contou com a presença do governador Rafael Fonteles, deputados, vereadores e militantes da sigla.

Em entrevista aos jornalistas, o governador do Piauí falou da importância do partido em sua vida e em seu projeto de governo. Rafael Fonteles enfatizou que a essência do PT sempre foi a luta pela redução das desigualdades sociais.

“Meu partido desde os dezessete anos de idade, o partido do meu pai, já sou de uma segunda geração de petistas, e é sempre uma alegria reencontrar os companheiros e companheiras. É claro que a realidade hoje do país e do Estado é bem diferente da época da sua fundação, mas o propósito continua o mesmo, de reduzir as desigualdades nesse país e nesse Estado, para que as pessoas possam viver uma vida mais digna, portanto, em um mundo mais justo, mais fraterno. Esse é o coração do PT, e é isso que nos anima enquanto governador do Estado, tentar fazer o possível para contribuir para essa redução de desigualdades e dar uma qualidade de vida melhor para as pessoas que mais precisam”, declarou o chefe do executivo.

O evento foi marcado por apresentações culturais e a entrega de placas de homenagem à militantes petistas históricos, entre eles, Fernando Menezes, que ficou conhecido em todo o país por ter dado de presente a caneta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou para assinar o último termo de posse, em janeiro de 2023.

“Em 1989 eu fiz uma brincadeira com o Lula, dei uma caneta para ele anotar os nomes das pessoas do PT que estavam em cima do palanque e depois ele veio me entregar a caneta e eu fiz uma brincadeira: ‘fique com a caneta, para você assinar o termo de posse de presidente da República’. Essa história é verdadeira, tem fotografias, e ficou na história, e eu quero fazer isso com os prefeitos do PT no interior do Piauí, dar uma caneta para cada um assinar o termo de posse”, disse Fernando Menezes.

O deputado estadual Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina, citou alguns elementos históricos que, segundo ele, fazem do PT o maior partido da América Latina. “É uma trajetória muito bonita, tanto que, nesses quarenta e quatro anos, é o maior partido da América Latina. É o partido que, pela primeira vez na história do Brasil, elegeu por três vezes Luiz Inácio Lula da Silva, o partido que, pela primeira vez conseguiu fazer uma mulher presidenta da República, tem muitas histórias bonitas. É um partido que conseguiu tirar o Brasil do mapa da fome, através do programa Bolsa Família, e que já fez do Brasil a sexta economia do mundo. Tem muitas coisas boas para contar sobre esse partido que, com certeza, já deu muitas contribuições para esse país”, frisou.

O ex-deputado João de Deus, presidente do PT no Piauí, enalteceu a história do partido e ressaltou que a sigla é a que melhor representa o povo brasileiro. “São quarenta e quatro anos, uma caminhada longa, mas prazerosa. O PT é um partido que não tem um dono, na verdade, é a coletividade, tudo é decidido no voto, no debate de ideias. E é um partido que tem espaço para todos, o PT é a cara da sociedade brasileira, por isso é o partido que melhor representa o sentimento da coletividade. O PT defende uma sociedade onde a gente consiga fazer justiça com aqueles que foram injustiçados ao longo do tempo, e fazemos questão de preservar isso”, disse.

“Petista raiz”

Rafael Fonteles também citou a famosa expressão “petista raiz”, utilizada para se referir a militantes que fundaram o PT e continuam construindo o partido, a exemplo do seu pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles. Para o governador, essas pessoas são imprescindíveis para manutenção da síntese do projeto original defendido pela sigla.

“Ele é um petista raiz e é um grande conselheiro, assim como vários outros, que inclusive hoje estão presentes na administração e na vida partidária, isso é o que garante a continuidade da luta em favor dos mais pobres, por isso a gente sempre tem que beber na fonte daqueles mais experientes. Repito, atuaram mais no mundo, teve algumas alterações ao longo desse período, e, portanto, o PT também tem que saber se renovar e é isso o que a gente está fazendo, contribuindo para essa renovação interna, mas com os mesmos princípios, de luta pelos que mais precisam”, concluiu Rafael.

Reunião

Antes da comemoração, ao longo desta sexta-feira, o Diretório Estadual do PT realizou uma reunião, onde foram discutidas as metas e estratégias de fortalecimento do partido em todo o território piauiense.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.