Fechar
GP1

Monsenhor Gil - Piauí

TRE revoga decisão que suspendeu divulgação de pesquisa em Monsenhor Gil

O relator da nova decisão deste sábado, 24 de fevereiro, foi o juiz José Maria de Araújo Costa.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) revogou a decisão que tinha suspendido a divulgação de pesquisa eleitoral feita na cidade de Monsenhor Gil pelo Instituto Census. A medida atenceu a um pedido de reconsideração formulado pelo Census Instituto e Pesquisas LTDA.

A decisão deste sábado (24) foi dada pelo juiz José Maria de Araújo Costa.

Nos autos, o magistrado argumenta que as exigências para a divulgação da pesquisa foram integralmente cumpridas, demonstrando a conformidade com as normas eleitorais vigentes. O relator fundamentou sua decisão com base nos artigos da Resolução TSE n.º 23.600/2019 e na Lei n.º 9.504/97.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Tribunal Regional Eleitoral
Tribunal Regional Eleitoral

Entenda o caso

No último dia 22 de fevereiro, o TRE-PI atendeu pedido do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e concedeu liminar, suspendendo a divulgação de pesquisa eleitoral feita na cidade de Monsenhor Gil pelo Instituto Census.

O partido ingressou com o pedido de impugnação, alegando a ausência dos dados referentes à quantidade de amostras colhidas nos bairros e regiões da cidade, bem como o detalhamento acerca do percentual representativo de gênero entre as faixas etárias e de rendas pesquisadas.

Segundo a ação “constam outras irregularidades na pesquisa tais como, dados confusos como a faixa etária dos entrevistados, questionário tendencioso, ausência de dados dos bairros pesquisados, além de grandes indícios de fraude ante a emissão da nota fiscal na mesma data do registro da pesquisa, ou seja, após sua realização”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.