Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Enzo Samuel comemora atendimento de neuropediatra a 200 famílias em Teresina

O encontro entre pais e a equipe do projeto Neuro em Ação aconteceu nesta quinta-feira (14).

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, ficou surpreso com o número significativo de famílias que estiveram presentes no primeiro Neuro em Ação de 2024, realizado nesta quinta-feira (14). Aproximadamente 200 pais e mães estiveram presentes na reunião com a equipe do projeto, superando de forma significativa o número de participantes em comparação com edições anteriores. O encontro aconteceu na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco

O Neuro em Ação é uma iniciativa presente no Projeto Câmara em Ação, que busca simplificar o diagnóstico precoce de condições que afetam o desenvolvimento neurológico infantil. Entre as condições abordadas estão o autismo, o déficit de atenção e aprendizagem, a paralisia cerebral, os distúrbios de aprendizagem, a deficiência intelectual e a síndrome de Rett.

Foto: Divulgação/AscomEnzo Samuel destacou que o projeto também diminui a fila dos atendimentos na rede pública de saúde
Enzo Samuel destacou que o projeto também diminui a fila dos atendimentos na rede pública de saúde

Segundo o presidente da Câmara, Enzo Samuel, é importante identificar e seguir o tratamento para garantir o desenvolvimento saudável das crianças, tanto físico quanto mental e emocional. "O laudo de comprovação é fundamental para garantir uma boa educação, um acompanhamento médico adequado e o acesso a benefícios previdenciários", afirmou. Enzo também celebra a contribuição para diminuir a fila do sistema de saúde pública, que atualmente as famílias podem ter um tempo de espera superior a um ano.

Foto: Divulgação/AscomProjeto Neuro em Ação irá atender famílias na Escola Cristino Castelo Branco até 5 de abriil
Projeto Neuro em Ação irá atender famílias na Escola Cristino Castelo Branco até 5 de abriil

A neuropediatra Clara Linda Alencar, presidente do Instituto Rizo Movement, ressaltou a necessidade de promover os direitos humanos para garantir igualdade de oportunidades a todos. “Quando me perguntam sobre um dos maiores desafios na saúde pública, destaco o longo tempo de espera, em média de dois anos e meio, para obter um diagnóstico. Isso representa uma grande dificuldade, uma grande angústia. Com esses laudos médicos, as famílias terão toda a documentação necessária para solicitar benefícios estaduais, municipais e culturais, além de receber orientações para prescrições e terapias", concluiu a neuropediatra.

Foto: Divulgação/AscomA iniciativa busca simplificar o diagnóstico precoce de condições que afetam o desenvolvimento neurológico infantil
A iniciativa busca simplificar o diagnóstico precoce de condições que afetam o desenvolvimento neurológico infantil

Os atendimentos gratuitos às crianças estão ocorrendo na Escola Cristino Castelo Branco, localizada no bairro Buenos Aires, todas as manhãs, até o dia 5 de abril, quando será realizada a 5ª edição do Câmara em Ação. O evento já beneficiou mais de 10 mil pessoas e promete ser maior, reunindo 35 parceiros que oferecem uma variedade de serviços que auxiliam no acesso da comunidade a direitos básicos e promovem um dia de cidadania. Além disso, haverá uma audiência pública com o tema "Educação Inovadora e Governança Assertiva".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.