Fechar
GP1

Alagoinha do Piauí - Piauí

Homem que tentou matar vereador de Alagoinha é condenado a 17 anos de prisão

Luís Alves Gonzaga caiu em uma emboscada e foi atingido por diversos tiros em uma estrada vicinal.

O acusado de tentar matar o vereador Luís Alves Gonzaga, mais conhecido como “Luisão", Aquiles Ladislau de Sousa foi condenado a 17 anos, 10 meses e cinco dias de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio qualificado. A audiência, realizada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Picos, ocorreu no dia 13 de março.

Durante a sessão, a defesa de Aquiles Ladislau negou a autoria do crime por entender que não existem elementos suficientes que evidenciem a participação do réu na tentativa de homicídio contra o vereador de Alagoinha do Piauí.

Foto: DivulgaçãoVeículo alvejado com disparos de arma de fogo
Veículo alvejado com disparos de arma de fogo

Essa tese, no entanto, foi desconsiderada pelo Conselho de Sentença, que, após oitiva de testemunhas, vítima, investigado e Ministério Público, decidiram pela condenação do réu, visto que foi atestado que Ladislau foi o autor dos disparos que quase vitimaram Luís Alves Gonzaga.

Além disso, baseado nas provas que constavam nos autos, que o criminoso agiu por motivo de raiva e vingança, por achar que o vereador seria o mandante da morte do seu irmão. A sessão foi presidida pela juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, que ao realizar a dosimetria da pena, se baseou na avaliação do júri que pontuou que a tentativa de homicídio foi realizada por meio de emboscada, o que dificultou a defesa da vítima.

Foto: Divulgação/MarquesLuís Alves
Luís Alves

Outro ponto levantado durante os procedimentos judiciais é que o crime foi planejado, já que, dois dias antes da emboscada, Aquiles se reuniu com outras duas pessoas, e em seguida comprou diversas armas de fogo: uma pistola calibre 380, duas espingardas calibre 12 (uma de repetição e outra de tiro único), além de um colete balístico. A magistrada também levou em consideração que o réu estava em liberdade provisória, e durante o tempo em que estava solto, não cometeu nenhum outro delito, o que influenciou na redução da dosimetria da pena.

O crime

No dia 18 de outubro de 2019, por volta de 11h30, o vereador Luís Alves Gonzada e um motorista trafegavam por uma estrada vicinal na localidade Caiçarinha, zona rural de Alagoinha do Piauí. De repente, ele caiu em uma embosca, e três homens armados apareceram no meio da estrada e efetuaram diversos disparos contra a vítima, que foi atingida no braço

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.