Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara de Teresina convoca reunião para negociar piso dos professores

A reunião foi marcada após publicação do reajuste de 5% no Diário Oficial do Município, na segunda (8).

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) convocou reunião para tratar da renegociação do piso dos professores, psicólogos e psicopedagogos da rede pública de Teresina, a ser realizada às 09h nesta segunda-feira (15).

A reunião foi marcada, após os vereadores manterem o veto da Prefeitura ao reajuste de 20,8%. Em conversa com o GP1, Sinésio Soares, coordenador-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), disse que a pretensão da categoria é de que um novo percentual seja acordado.

Foto: Pedro Oliveira/GP1Sinésio Soares e Lucineide Soares, coordenadores-gerais do SINDSERM
Sinésio Soares e Lucineide Soares, coordenadores-gerais do SINDSERM

"É o que estamos pretendendo [o acordo de um novo percentual], pois os órgãos de controle estarão presentes e sabem que há o descumprimento da legislação", disse o sindicalista à nossa reportagem.

Para a reunião, a Casa Legislativa convidou também dois órgãos de controle, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), além do SINDSERM. Vale lembrar que os professores do município de Teresina estão em greve há 43 dias.

Foto: Lucas Dias/GP1Professores na Câmara
Professores em protesto na Câmara Municipal de Teresina

Linha do tempo da tramitação

Todo ano, a categoria tem direito a um reajuste nos vencimentos. Em fevereiro de 2024, a Prefeitura de Teresina enviou Projeto de Lei que previa correção de 5%, porém a categoria alegou que se trata de valor bem abaixo do que seria o correto, levando em consideração a falta de correção nos últimos anos e solicitaram 20,8%.

A Câmara apresentou emenda ao texto, incluindo o valor solicitado pela categoria. Nesses casos, a matéria retorna para a Prefeitura, que vetou o reajuste posteriormente.

Ao voltar para a Câmara Municipal, após votação conturbada, a maioria dos vereadores manteve o veto da Prefeitura. Dessa forma, ficou mantido reajuste de 5% para os professores do serviço público de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.