Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semec realiza 4º encontro formativo do PPAIC com foco em planejamento escolar

No encontro foram discutidas a importância do planejamento de ações com base na avaliação de fluência.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu, na última quarta-feira (05), no Salão Paroquial da igreja de Fátima, o 4º Encontro Formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) com o tema “Liderança e planejamento escolar: um olhar para as avaliações de fluência”. Na oportunidade foi realizada também uma comemoração alusiva aos 3 anos do programa PPAIC.

Participaram da formação gestores escolares das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que atendem o Ciclo de Alfabetização (2° Período ao 2° ano do Ensino Fundamental). “A temática faz parte do Plano de Formação para Gestores Escolares durante o ano de 2024, que tem como propósito ofertar uma formação que proporcione aos gestores a reflexão sobre a coerência entre as atividades que realizam no seu dia a dia e a mudança que desejam promover na escola, com vistas à promoção da equidade como premissa e prioridade das escolas”, explicou a Coordenadora Municipal do PPAIC, Jackeline França.

Foto: Divulgação/AscomSemec realiza o 4º Encontro Formativo do PPAIC
Semec realiza o 4º Encontro Formativo do PPAIC

No encontro foram discutidas a importância do planejamento de ações com base na avaliação diagnóstica de Fluência Leitora. “Cada diretor escolar firmou o compromisso de mobilizar suas equipes na análise e discussão dos resultados, bem como projetar metas de crescimento na participação e no desempenho de leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental nesta importante avaliação organizada na plataforma PARC CAEd”, completou Jackeline.


O processo de aplicação da avaliação utiliza uma tecnologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, por meio do aplicativo Caed Fluência. Após essa etapa, a plataforma PARC disponibiliza aos gestores e professores possibilidades de conhecerem os resultados da avaliação, sinalizando caminhos de transformá-los em estratégias e ações pedagógicas, no sentido de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.