Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Caminhada da Fraternidade leva milhares de fiéis às ruas de Teresina

O tema deste ano é “Acende a fogueira do meu coração”. O evento iniciou com missa na Igreja São Benedito.

Lucas Dias/GP1 1 / 19 Público assiste à missa na Igreja São Benedito Público assiste à missa na Igreja São Benedito
Lucas Dias/GP1 2 / 19 Público na missa Público na missa
Lucas Dias/GP1 3 / 19 Missa aconteceu no adro da Igreja São Benedito Missa aconteceu no adro da Igreja São Benedito
Lucas Dias/GP1 4 / 19 Dom Juarez, arcebispo de Teresina Dom Juarez, arcebispo de Teresina
Lucas Dias/GP1 5 / 19 Dom Juarez fala com o público Dom Juarez fala com o público
Lucas Dias/GP1 6 / 19 Dom Juarez Dom Juarez
Lucas Dias/GP1 7 / 19 Crianças na missa Crianças na missa
Lucas Dias/GP1 8 / 19 Uma multidão assistiu à missa Uma multidão assistiu à missa
Lucas Dias/GP1 9 / 19 Missa na Igreja São Benetido Missa na Igreja São Benetido
Lucas Dias/GP1 10 / 19 Tarcísio de Oliveira Tarcísio de Oliveira
Lucas Dias/GP1 11 / 19 Maria de Jesus participa da caminhada desde a primeira edição Maria de Jesus participa da caminhada desde a primeira edição
Lucas Dias/GP1 12 / 19 29ª Caminhada da Fraternidade 29ª Caminhada da Fraternidade
Lucas Dias/GP1 13 / 19 Cadeirantes participaram do evento Cadeirantes participaram do evento
Lucas Dias/GP1 14 / 19 Vereador Alan Brandão Vereador Alan Brandão
Lucas Dias/GP1 15 / 19 Prefeito Dr. Pessoa Prefeito Dr. Pessoa
Lucas Dias/GP1 16 / 19 Sílvio Mendes Sílvio Mendes
Lucas Dias/GP1 17 / 19 Padre Antônio Cruz Padre Antônio Cruz
Lucas Dias/GP1 18 / 19 Jeová Alencar Jeová Alencar
Lucas Dias/GP1 19 / 19 Caminhada aconteceu neste sábado Caminhada aconteceu neste sábado

Aconteceu no final da tarde deste sábado (08), a 29ª edição da Caminhada da Fraternidade que este ano teve como tema “Acende a fogueira do meu coração”. O evento iniciou com a tradicional missa na Igreja São Benedito, no Centro de Teresina e, posteriormente, seguiu com milhares de pessoas em caminhada pela Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana. Estiveram presentes diversas autoridades políticas, dentre elas o prefeito Dr. Pessoa, o vereador Alan Brandão, e o médico Sílvio Mendes, pré-candidato a prefeito, e o deputado Jeová Alencar, vice de Sílvio.

O trajeto foi embalado pelo grupo Mar e Sol, com Soraia Castelo Branco e Flávio Moura, em ritmo de São João. A caminhada foi encerrada com um grande show do grupo católico Exército de Deus, com Ana Clara e Ítalo Poeta.

Durante sua fala, Dom Juarez, arcebispo de Teresina, destacou a importância do amor. “O amor a Deus, amor ao homem, amor a todos os homens, homens e mulheres. Sem vida digna, não há paz, o amor é inoperante, morre. ‘Eu vim para que todos tenham vida’, esta é a palavra reveladora do nosso Salvador Jesus Cristo”, discursou.


“Ontem, nós celebramos o Sagrado Coração de Jesus, a chama ardente de amor e caridade, no alto da cruz Jesus nos deu a maior prova de amor, quando de seu lado aberto pela lança fez-se jorrar água e sangue, fez-se jorrar os sacramentos da igreja, os sacramentos da salvação. Assim como hoje também celebramos o Imaculado Coração de Maria, rodeado de flores, mas transpassado pela bênção”, completou Dom Juarez.

Chefe do Executivo

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve presente no evento e ressaltou a importância da fé e do coração voltado para Deus: “Como diz o tema, acende a fogueira do meu coração. Aqui a gente louva também a Santo Antônio, São João e São Paulo. Então, é uma festa já tradicional, é mais um sacrifício que nós devemos fazer. Quem não tem um coração voltado para Deus, para seu filho amado, não está correto”, disse.

Momento de fé

O vereador Alan Brandão também prestigiou a caminhada e destacou a relevância do evento para a comunidade católica. “Tem a questão da renovação da fé, da aproximação dos cristãos, e esse momento é oportuno para gente estar trabalhando, estar vivendo a fé, o companheirismo, a irmandade entre as pessoas. Esse é um evento que já é tradição na nossa cidade, já é carta marcada como diz a história, então é importante a gente estar participando desse momento de fé, de união, de amor, de paz, de eucaristia. E a gente não poderia deixar, enquanto católicos, de participar e de viver esse momento”, concluiu.

Organização

Em entrevista ao GP1, Tarcísio de Oliveira, que integra a organização geral da Caminhada da Fraternidade, falou do objetivo do projeto. “É um grande apelo da igreja de Teresina em busca de despertar no coração das pessoas o dever de ajudar, fortalecer no coração de cada um a consciência de que a nossa fé só tem sentido quando é vivida na partilha, quando é vivida reconhecendo Jesus, no irmão e na irmã que sofre”, afirmou.

“Então, a caminhada da fraternidade é um grande grito de amor que ecoa e que reverbera ao longo de todo ano nas ações que são desenvolvidas pela Ação Social Arquidiocesana. São serviços na área de assistência social, na área da saúde, que vem trazer cidadania, que vem promover a vida das pessoas, especialmente das que mais sofrem, daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social”, pontuou Tarcísio.

Inspiração

Para a edição de 2024, a identidade visual foi inspirada nas festividades juninas, com destaque para o Sagrado Coração de Jesus ornado por pássaros, simbolizando a conexão entre espiritualidade e cultura. Com uma linguagem artística que resgata elementos e técnicas regionais, a identidade dialoga com o sagrado e o popular com muita fluidez.

O evento é realizado pela Arquidiocese de Teresina, com apoio do Governo do Estado, e auxilia diretamente os serviços da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que oferece acolhimento e atendimento especializado a enfermos, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.