Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles nomeia novos peritos para a Polícia Civil do Piauí

Solenidade marca reforço na perícia criminal e o avanço da descentralização dos serviços investigativos.

Davi Fernandes/GP1 1 / 10 Secretário de Segurança Chico Lucas Secretário de Segurança Chico Lucas
Davi Fernandes/GP1 2 / 10 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Davi Fernandes/GP1 3 / 10 Nomeação de novos peritos Nomeação de novos peritos
Davi Fernandes/GP1 4 / 10 Rafael Fonteles nomeia novos peritos para a Polícia Civil Rafael Fonteles nomeia novos peritos para a Polícia Civil
Davi Fernandes/GP1 5 / 10 solenidade de nomeação dos novos peritos da PC-PI solenidade de nomeação dos novos peritos da PC-PI
Davi Fernandes/GP1 6 / 10 Profissionais nomeados foram aprovados no concurso da SSP-PI Profissionais nomeados foram aprovados no concurso da SSP-PI
Davi Fernandes/GP1 7 / 10 Polícia Civil recebe reforço com nomeação de 13 novos peritos Polícia Civil recebe reforço com nomeação de 13 novos peritos
Davi Fernandes/GP1 8 / 10 Peritos nomeados Peritos nomeados
Davi Fernandes/GP1 9 / 10 Mesa de honra da solenidade Mesa de honra da solenidade
Davi Fernandes/GP1 10 / 10 Delegado Luccy Keiko Delegado Luccy Keiko

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), realizou nesta quinta-feira (22) a solenidade de formatura e nomeação dos novos peritos da Polícia Civil do Estado. A cerimônia oficializou a entrada dos profissionais aprovados no concurso público realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Durante entrevista, o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, destacou a importância da atuação dos peritos no fortalecimento das investigações criminais. Segundo ele, a qualidade das provas técnicas tem sido decisiva para garantir prisões cautelares e condenações mais rigorosas no sistema de Justiça.

“Através do trabalho dos peritos, conseguimos entregar investigações mais qualificadas, com provas robustas que fortalecem os processos criminais. Isso tem resultado em mais prisões cautelares e condenações mais firmes por parte do Judiciário. Desde o início da gestão, o Governo do Estado tem investido nessa área. Com os peritos nomeados hoje, encerramos a lista de aprovados do último concurso”, afirmou Keiko.

Ele também ressaltou a interiorização da perícia no Piauí. “Constituímos núcleos periciais em diversas regiões do estado. Hoje, poucos exames precisam ser enviados para Teresina. A maior parte já é realizada no interior, o que agiliza as investigações. A integração entre a polícia científica e a polícia judiciária é essencial para o sucesso das apurações”, explicou.

Luccy Keiko ainda comentou sobre a modernização da estrutura da Polícia Civil com a adequação à Lei Orgânica Nacional. “Com a proposta enviada à Assembleia Legislativa, os cargos de agente e escrivão passarão a ser unificados no novo cargo de oficial investigador de polícia, que terá atribuições ampliadas. Esse profissional poderá investigar e, ao mesmo tempo, elaborar os relatórios cartorários com base técnica. É um avanço significativo”, disse o delegado-geral.A mudança legislativa também abrirá caminho para a realização de novos concursos públicos para os cargos de delegado, perito e oficial investigador de polícia. “Agradeço ao governador Rafael Fonteles por encaminhar esse projeto com agilidade. Agora, vamos acompanhar sua tramitação na Alepi para, em seguida, lançar os novos concursos”, concluiu Luccy Keiko.

A cerimônia também contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, que destacou o reforço no quadro de peritos como um avanço significativo para a segurança no Piauí. “A chegada de novos peritos vai fortalecer o trabalho pericial, especialmente na região do extremo sul do estado. Essa ação integra o que estamos chamando de Pacto pela Ordem, uma iniciativa estratégica que visa ampliar a presença do Estado e garantir mais segurança para a população piauiense”, afirmou o secretário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.