Na manhã desta sexta-feira (9), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) se reuniu com o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, e com vereadores da capital para anunciar a destinação de R$ 45 milhões, por meio de emenda parlamentar, para obras de asfaltamento em diversos bairros da cidade. Do total previsto, R$ 15 milhões já foram autorizados pelo chefe do Executivo municipal, e os recursos serão repassados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Piauí, responsável pela execução das obras.
Durante entrevista à imprensa, Marcelo Castro destacou a parceria com a gestão atual de Teresina e o volume significativo de investimento. “O doutor Sílvio Mendes está fazendo uma excelente gestão, como já demonstrou quando foi prefeito pela primeira vez. Estou aqui anunciando e pedindo a autorização do prefeito para que seja executado agora um investimento de R$ 45 milhões que destinei ao DER do Piauí, com o objetivo de realizar asfaltamento em vários pontos da capital. É uma quantia expressiva, que permitirá asfaltar uma grande quantidade de ruas em Teresina”, afirmou.

O senador detalhou ainda a dimensão da obra, explicando o impacto prático que o valor irá proporcionar. “Se considerarmos uma rua com sete metros de largura e o custo médio do asfaltamento sobre o calçamento, esse recurso permitirá pavimentar aproximadamente 60 quilômetros. É como se saíssemos de Teresina em direção a Campo Maior e chegássemos bem próximo da cidade. Ou seja, é um volume muito expressivo de obras. Isso sem contar com outros recursos que já destinei anteriormente para a área da saúde. Como senador da República, representante do nosso Piauí, meu compromisso é fazer o máximo para ajudar a nossa querida Teresina.”
Questionado sobre como as ruas foram escolhidas para receber o asfaltamento, Marcelo Castro explicou que houve participação dos vereadores, mas que a Prefeitura utilizou critérios técnicos rigorosos. “Os vereadores que estiveram presentes também ajudaram na indicação das ruas. No entanto, existe um critério muito rígido seguido pela Prefeitura. São priorizadas vias com maior fluxo de veículos, especialmente aquelas por onde passam ônibus. Também é levado em conta se a rua não será, em breve, alvo de obras de saneamento, como instalação de água, esgoto ou energia, para que o asfalto não seja danificado depois. Todos esses pontos foram analisados, o que exigiu um tempo maior para a finalização do projeto.”
Ruas indicadas
Durante a reunião, os vereadores puderam indicar os bairros onde desejam que o asfaltamento seja realizado. O vereador Carlos Ribeiro, por exemplo, escolheu priorizar a zona rural de Teresina. “Cada vereador escolheu seu bairro de preferência. No meu caso, estou destinando cerca de 200 km de asfalto para a zona rural de Teresina. Temos uma interligação muito importante, que é um sonho antigo da comunidade: a ligação entre a localidade Santos A Luz, o povoado São Vicente e a região de Baixo. Vamos começar com 12 km de asfalto nesse trecho e, na sequência do nosso mandato, pretendemos concluir os 5 km restantes para fechar toda a conexão.”
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