O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou, nessa sexta-feira (27), que o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, se reunirá na próxima segunda-feira (30) com a cúpula do MDB estadual para discutir e definir os rumos políticos que seguirá em 2026.
Segundo Marcelo, o encontro será decisivo para que o partido compreenda, diretamente de Themístocles, o conteúdo da conversa entre ele e o governador Rafael Fonteles (PT), especialmente no que diz respeito à composição da chapa majoritária para as eleições estaduais.

“O vice-governador Themístocles Filho conversou com o governador sobre a sucessão, sobre a vice-governadoria. Nós, do MDB, ainda não conversamos oficialmente com ele. Essa reunião será para ele nos relatar o que foi tratado e, a partir disso, o partido tomará uma posição”, explicou Marcelo Castro.
Expectativa por definição clara
A indefinição em torno do futuro político de Themístocles tem gerado expectativa dentro da base aliada e entre lideranças emedebistas, que cobram uma deliberação interna antes de qualquer movimento estratégico com vistas à formação da chapa de 2026.
“Essa conversa já está marcada. Nós vamos viajar no fim de semana, mas acreditamos que segunda-feira é o dia ideal para nos reunirmos e tratar desse tema de forma direta, com todos os elementos sobre a mesa”, completou o senador.
A reunião pode ser decisiva para esclarecer se o MDB manterá a pretensão de indicar o vice novamente na chapa governista, ou se buscará outras alternativas de posicionamento político e institucional. Themístocles, que atualmente exerce o cargo de vice-governador, tem sido citado em especulações tanto para suplência ao Senado quanto para possíveis articulações na esfera municipal ou federal, cenários que ainda não foram descartados publicamente pelo próprio MDB.
Ver todos os comentários | 0 |