Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles premia 50 escolas com os melhores resultados

Unidades se destacaram pelo desempenho dos alunos, equidade educacional e consistência nos resultados.

Lucas Dias/GP1 1 / 13 Governador Rafael Fonteles entrega prêmio para escolas Governador Rafael Fonteles entrega prêmio para escolas

A Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc) realizou, nesta terça-feira (1º), no Teresina Hall, a 4ª edição do “Gestão que Transforma”, considerado um dos maiores encontros de lideranças escolares do país. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, premiaram as 50 escolas da rede estadual que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) de 2024. As instituições se destacaram pelo desempenho dos alunos, equidade educacional e consistência nos resultados.

O encontro contou com a presença de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e gerentes regionais. A programação incluiu debates, análise de dados e troca de experiências entre as equipes escolares, visando fortalecer práticas pedagógicas e elevar os índices educacionais do estado. O evento também teve simulações da rotina escolar e painéis temáticos sobre os principais desafios da educação pública.

Encontro será semestral

O governador Rafael Fonteles defendeu a realização do encontro como forma de alinhar o trabalho das equipes escolares às metas do governo. Ele explicou que o evento será realizado semestralmente e destacou o papel dos gestores e coordenadores no funcionamento das escolas. Os servidores dessas unidades receberam um prêmio em dinheiro que pode chegar ao valor de um 14º salário, enquanto os alunos que participaram da prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) em 2024 serão contemplados com o valor de um salário mínimo. Segundo ele, a intenção é reconhecer o esforço coletivo das escolas em melhorar o desempenho da rede estadual.

“Todo semestre eu tinha pedido ao secretário Washington Bandeira para a gente ter um momento com os gestores escolares. Das nossas mais de 600 escolas, são mais de 500 apenas de ensino médio para a gente estar sempre sintonizado. Aquilo que a gente planeja realmente chegar na ponta. Os diretores e coordenadores de cada escola são, na verdade, os maestros dessas orquestras que têm que funcionar bem afinadas para poder garantir o ensino de qualidade. Então, a gestão da aprendizagem, a parte de infraestrutura física, todas as disciplinas que nós trabalhamos com os alunos além da grade curricular normal, então tudo isso é importante para a formação desses jovens. Então, esse encontro a cada seis meses. Exatamente aumentar essa sintonia para que aquilo planejado na sede a partir do governo, do secretário, dos superintendentes, diretores e gerentes regionais chegue realmente na ponta onde está acontecendo de fato o processo de ensino e aprendizagem. E hoje um capítulo ainda especial que nós vamos anunciar as escolas serão premiadas, os servidores e professores com o 14º salário e também os alunos que receberão um prêmio em função dessa boa colocação. Então também é um momento de premiar as melhores escolas de todas as gerências regionais de educação do estado do Piauí”, declarou o governador.

SEDUC

Durante discurso, o secretário Washington Bandeira ressaltou que, além dos resultados de aprendizagem, o estado segue avançando em reformas estruturais. Segundo ele, o Piauí já conta com mais de 300 obras em andamento e mais de 100 escolas inauguradas dentro do chamado “padrão ouro” da Seduc. Bandeira também destacou que o Piauí é o primeiro estado brasileiro a tornar todas as escolas de ensino médio em unidades de tempo integral com ensino profissional.

“Nós temos que avançar, como já estamos fazendo, cada vez mais, cada vez mais acelerado, nas reformas estruturais das escolas, estamos com mais de 300 obras em andamento, mais de 100 inaugurações já feitas no padrão ouro da SEDUC, então isso já está encaminhado, já está endereçado. Piauí já é o primeiro estado brasileiro a tornar todas as suas escolas de ensino médio e escolas de tempo integral com ensino profissional. Piauí já é o primeiro território das Américas a colocar inteligência artificial no currículo. O Piauí já é o primeiro lugar do Nordeste, o quarto do Brasil. Quais são os desafios? Avançar para o primeiro lugar do Brasil? Ser uma meta muito clara pelos nossos estudantes, pelas famílias dos nossos estudantes para justamente nós fazermos essa revolução educacional garantindo mais oportunidades pra eles de transformação de vida, de desenvolvimento do nosso estado e acelerar cada vez mais as reformas estruturais das escolas. Esses são os desafios”, disse o secretário.

Missão Singapura

Outro destaque do evento foi a apresentação da Missão Singapura, iniciativa que levou técnicos e gestores do Piauí para conhecer o modelo educacional do país asiático, considerado um dos melhores do mundo. As práticas observadas estão sendo implementadas na rede estadual, com foco na formação de professores, fortalecimento da liderança escolar e melhoria dos indicadores de aprendizagem.

Confira abaixo a lista das escolas premiadas ou clique aqui

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->