Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Descaso na Saúde: UPA do Satélite é tomada por baratas e acúmulo de lixo; vídeo

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde negou a gravidade das denúncias dos profissionais.

O Sindicato da Enfermagem do Piauí (Senatepi) denunciou, nesta terça-feira (8), a situação crítica vivida por servidores e pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, zona leste de Teresina. Em vídeos enviados ao sindicato e obtidos pelo GP1, é possível ver baratas circulando no interior da unidade, inclusive no espaço destinado ao repouso dos profissionais da Saúde.

Nas imagens é possível ver que no dormitório dos trabalhadores, colchões rasgados e móveis deteriorados compõem o cenário, que, segundo o Senatepi, escancara a falta de investimentos e de gestão adequada na saúde municipal.

O presidente do sindicato, Erick Riccely, lamentou a situação e criticou duramente a administração pública por não ter dado soluções ao problema, mesmo já passados sete meses de gestão. “Estamos acompanhando a realidade de todas as unidades ,hospitais, UBSs e UPAs, e em todas elas há falta de insumos, medicamentos e condições mínimas para que o servidor preste a assistência devida ao paciente”, declarou.

Assédio moral

Além das más condições estruturais, a entidade sindical denuncia episódios recorrentes de assédio moral contra os trabalhadores. De acordo com Erick, os servidores sequer têm mais armários para guardar seus pertences durante os plantões. “É uma humilhação sem justificativa. Retiraram os armários, colocaram os objetos pessoais dos trabalhadores em sacos plásticos e jogaram no pátio da UPA”, relatou o presidente.

Foto: Divulgação/SenatepiSituação da UPA do Satélite
Situação da UPA do Satélite

O Senatepi afirma que os problemas relatados não se limitam à UPA do Satélite, mas se tornaram crônicos em toda a rede pública de saúde de Teresina. “Estamos vivendo um verdadeiro desmonte da saúde pública da nossa capital”, reforçou Erick Riccely, acrescentando que a assessoria jurídica do sindicato já foi acionada para tomar as medidas legais cabíveis.

Outro lado

Em resposta, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou uma nota negando a gravidade das denúncias. Segundo a FMS, apenas um dos dormitórios apresentava armários antigos e danificados, que teriam se tornado foco de baratas devido ao armazenamento indevido de alimentos por parte dos próprios servidores.

A fundação afirmou que, após a constatação do problema, o local foi completamente limpo e dedetizado, e os armários foram retirados para reforma e pintura. “Enquanto isso, há bancadas e suportes disponíveis para que os servidores guardem seus pertences. A recomendação é que os objetos pessoais não fiquem no chão, para preservar a organização e as condições sanitárias do ambiente”, explicou a direção.

Sobre o assédio moral, a FMS negou a existência de qualquer denúncia formal e garantiu que a gestão mantém um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Quanto aos colchões rasgados, a fundação afirmou tratar-se de um caso isolado.

Confira a nota na íntegra

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, na UPA do Satélite, apenas um dos repousos dos profissionais apresentava armários antigos e danificados, os quais acabaram se tornando foco de baratas devido ao armazenamento de alimentos por parte dos próprios servidores.

Imediatamente após a identificação do problema, foi realizada limpeza completa e dedetização do local. Os armários foram retirados temporariamente para reforma e pintura, e serão recolocados assim que estiverem prontos. Enquanto isso, há bancadas e suportes disponíveis para que os servidores guardem seus pertences. A recomendação da direção é para que os objetos pessoais não sejam deixados diretamente no chão, preservando a organização e as condições sanitárias do ambiente.

A FMS reforça que não há registros de assédio moral na unidade. A direção preza por manter um ambiente profissional saudável, oferece condições adequadas de trabalho, tratando os servidores com respeito e cordialidade, e cobra que todos mantenham o compromisso com um atendimento humanizado e de qualidade à população.

Quanto ao colchão rasgado mencionado, trata-se de um caso isolado. A maioria dos colchões está em bom estado de uso, e aquele que apresentou dano será reformado em breve.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.