Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles abre os trabalhos da 6ª Conferência Estadual das Cidades

"Esse é um governo que acredita no planejamento e na participação social", declarou o governador.

Lucas Dias/GP1 1 / 15 Governador Rafael Fonteles e secretários Governador Rafael Fonteles e secretários
Lucas Dias/GP1 2 / 15 6ª edição da Conferência Estadual das Cidades 6ª edição da Conferência Estadual das Cidades
Lucas Dias/GP1 3 / 15 Autoridades na abertura do evento Autoridades na abertura do evento
Lucas Dias/GP1 4 / 15 Rafael Fonteles, governador do Piauí Rafael Fonteles, governador do Piauí
Lucas Dias/GP1 5 / 15 Secretário Washington Bonfim Secretário Washington Bonfim
Lucas Dias/GP1 6 / 15 Secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto Secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto
Lucas Dias/GP1 7 / 15 Admaelton Bezerra Admaelton Bezerra
Lucas Dias/GP1 8 / 15 Autoridades na 6ª Conferência Estadual das Cidades Autoridades na 6ª Conferência Estadual das Cidades
Lucas Dias/GP1 9 / 15 6ª Conferência Estadual das Cidades 6ª Conferência Estadual das Cidades
Lucas Dias/GP1 10 / 15 6ª Conferência Estadual das Cidades 6ª Conferência Estadual das Cidades
Lucas Dias/GP1 11 / 15 Auditório lotado Auditório lotado
Lucas Dias/GP1 12 / 15 Governador Rafael Fonteles e secretários Governador Rafael Fonteles e secretários
Lucas Dias/GP1 13 / 15 Autoridades na 6ª Conferência Estadual das Cidades Autoridades na 6ª Conferência Estadual das Cidades
Lucas Dias/GP1 14 / 15 Abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades Abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades
Lucas Dias/GP1 15 / 15 Governador abriu a 6ª Conferência Estadual das Cidades Governador abriu a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Na manhã desta terça-feira (19) o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), abriu oficialmente os trabalhos da 6ª Conferência Estadual das Cidades, evento que acontece hoje e amanhã em Teresina, como etapa do processo de construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

A conferência, organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), visa fortalecer a participação democrática nas decisões sobre o desenvolvimento urbano, através do diálogo entre governo e população.

“Esse é um governo que acredita no planejamento e na participação social. Não existe política pública exitosa sem um bom planejamento e sem a escuta ativa dos atores da sociedade envolvidos no processo. O Piauí está dando sua parcela de contribuição para essa discussão nacional, tivemos primeiro as discussões nos municípios e agora aqui a discussão no estado dentro dessa política de participação social tão valorizada pelo nosso campo político, pelo presidente Lula e pelo nosso governo”, declarou o governador Rafael Fonteles.

A programação inclui painéis temáticos, grupos de trabalho, plenárias e a eleição dos 45 delegados que representarão o Piauí na etapa nacional da conferência. Também serão aprovadas 12 propostas prioritárias para compor a contribuição do Estado à nova PNDU.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, informou que uma das propostas que podem ser levadas a etapa nacional é o programa Casa Legal, antigo ProUrbe. “Vamos eleger os delegados e as propostas que vamos levar para a conferência nacional. Obviamente vai passar por votação, tem a forte participação dos movimentos sociais, mas a gente quer levar a proposta do Casa Legal, o antigo ProUrbe, como um exemplo de política de desenvolvimento urbano, nesse caso de regularização fundiária, para ser exemplo no país e virar política pública através da participação do Estado do Piauí, na Conferência Nacional que deve se realizar em outubro”, explicou.

APPM presente

O prefeito Admaelton Bezerra (MDB), presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), marcou presença na conferência e destacou a importância da união entre os entes municipais nesse processo.

“É um momento muito importante para todos os municípios do Piauí. A Conferência das Cidades é um momento de união, troca de diálogo, de inovação, para que a gente possa levar melhorias e serviços públicos com tecnologia e com sustentabilidade para os municípios. Já tiveram as conferências nos municípios, agora é a Conferência Estadual, de onde vão sair os delegados para representar todo o Piauí em Brasília”, concluiu o presidente da APPM.

Eixos principais

Durante os dois dias de evento, serão debatidas propostas relacionadas a três grandes eixos temáticos, estruturados da seguinte forma:

Eixos de Discussão Articulação entre os principais setores urbanos

- Habitação, regularização fundiária e acesso à terra urbanizada

- Saneamento básico, resíduos sólidos e drenagem urbana

- Mobilidade urbana e direito ao transporte.

Gestão estratégica e financiamento

- Planejamento integrado, consórcios públicos e cooperação interfederativa

- Governança e financiamento das regiões metropolitanas

- Participação e controle social na gestão das cidades

- Mecanismos fiscais e extrafiscais para financiar o desenvolvimento urbano

- Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU).

Temas transversais estratégicos

- Sustentabilidade ambiental e emergência climática

- Segurança pública e enfrentamento do controle armado dos territórios populares

- Transformação digital e tecnologia como direito à cidade

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.