O prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (19), durante entrevista concedida à imprensa no Palácio da Cidade, que uma das alternativas diante da nova crise enfrentada pelo transporte público de Teresina é antecipar o processo de licitação para contratação de novas empresas de ônibus. De acordo com o gestor, há grupos empresariais de outros estados demonstrando interesse em operar o sistema na capital piauiense.
“O que a gente precisa entender é que a frota de ônibus de Teresina é muito velha. Tem ônibus aqui com 16 anos, quando o contrato é de, no máximo, 10 anos. Elas [empresas] podem comprar outros? Não, eles não têm dinheiro. Segundo eles, estão todos quebrados. Então, o que é possível e provável que vá acontecer é a gente antecipar uma outra licitação, porque tem muita gente, muitas empresas, de Pernambuco e de São Paulo, querendo vir para Teresina. E é preciso a gente pensar bem para fazer o melhor”, afirmou Sílvio Mendes.
O prefeito destacou que o contrato vigente com as empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Teresina tem validade até 2028. No entanto, afirmou que o acordo poderá ser rompido caso sejam constatados descumprimentos contratuais, citando como exemplo a situação envolvendo o serviço do transporte eficiente.
“O atual contrato é de até 2028. Mas veja o que aconteceu com o transporte eficiente. Então, tem muitas cláusulas que não estão sendo cumpridas. A prefeitura tem uma capacidade limitada de transferir subsídio, porque a quantidade de pessoas que usam o transporte coletivo caiu muito, ele não é autofinanciável. Então, é preciso entrar, porque, se não fizer esse aporte de recurso, o sistema para. Se é muito ruim o sistema, muito pior é parar”, declarou Mendes.
Jeyson Moraes
Thais Guimarães
Ver todos os comentários | 0 |