Fechar
GP1

São Lourenço do Piauí - Piauí

Ministério Público investiga prefeito Thiago Santana por atraso salarial e falta de repasses de empréstimos

A Portaria nº 19/2026 foi assinada pelo promotor de Justiça Danilo Carlos Ramos Henriques, nessa quinta.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou inquérito civil para investigar irregularidades envolvendo o atraso no pagamento de servidores públicos e a ausência de repasse de valores descontados em folha a título de empréstimos consignados no município de São Lourenço do Piauí, administrado pelo prefeito Thiago Santana. A Portaria nº 19/2026 foi assinada pelo promotor de Justiça em substituição, Danilo Carlos Ramos Henriques, com atuação na comarca de São Raimundo Nonato, na quinta-feira, 21 de maio.

De acordo com o MP, a investigação teve início a partir de um procedimento preparatório instaurado para apurar denúncias relacionadas ao atraso de salários e ao possível não repasse de descontos consignados realizados diretamente na folha de pagamento dos servidores municipais.

Foto: Reprodução/ InstagramDr. Thiago Santana foi eleito o prefeito de São Lourenço do Piauí
Dr. Thiago Santana, prefeito de São Lourenço do Piauí

Conforme a portaria, durante a fase inicial de apuração foram reunidos documentos que, em análise preliminar, apontam indícios de veracidade das denúncias, sugerindo possível violação de direitos dos servidores públicos, além de eventual afronta aos princípios que regem a administração pública.

O Ministério Público informou ainda que o prazo legal do procedimento preparatório foi encerrado sem que fosse possível concluir totalmente a investigação, tornando necessária a conversão para inquérito civil, instrumento que permite o aprofundamento das diligências e a continuidade da apuração.

Audiência extrajudicial já foi designada

Segundo o órgão ministerial, já foi marcada uma audiência extrajudicial no âmbito do procedimento. Por esse motivo, os autos permanecerão em secretaria até a realização do ato, quando então retornarão para nova deliberação do promotor responsável.

A investigação deverá esclarecer se houve irregularidades na quitação dos salários e no repasse dos valores descontados dos contracheques dos servidores para instituições financeiras responsáveis pelos empréstimos consignados.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o prefeito Thiago Santana não foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.