Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles nomeia 137 aprovados em concursos para cinco órgãos

Cerimônia foi realizada em escola de Teresina e contemplou cargos de áreas estratégicas.

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Governador Rafael Fonteles nomeia servidores públicos Governador Rafael Fonteles nomeia servidores públicos
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Concursados que foram empossados Concursados que foram empossados
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Autoridades estaduais acompanham a cerimônia de nomeação dos aprovados em concursos públicos, reforçando o compromisso com a eficiência na gestão pública Autoridades estaduais acompanham a cerimônia de nomeação dos aprovados em concursos públicos, reforçando o compromisso com a eficiência na gestão pública
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Aprovados em concurso lotaram o auditório Aprovados em concurso lotaram o auditório
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Representantes dos aprovados discursam durante a cerimônia, destacando o compromisso com a modernização da gestão pública Representantes dos aprovados discursam durante a cerimônia, destacando o compromisso com a modernização da gestão pública
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Novo servidor faz uso da palavra durante a solenidade de nomeação dos aprovados em concursos públicos estaduais Novo servidor faz uso da palavra durante a solenidade de nomeação dos aprovados em concursos públicos estaduais
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Auditório lotado para acompanhar a solenidade de nomeação dos novos servidores públicos do Estado do Piauí Auditório lotado para acompanhar a solenidade de nomeação dos novos servidores públicos do Estado do Piauí
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Autoridades estaduais acompanham a cerimônia de nomeação dos aprovados em concursos públicos, reforçando o compromisso com a eficiência na gestão pública Autoridades estaduais acompanham a cerimônia de nomeação dos aprovados em concursos públicos, reforçando o compromisso com a eficiência na gestão pública
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Governador Rafael Fonteles entrega o decreto de nomeação dos aprovados no concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí Governador Rafael Fonteles entrega o decreto de nomeação dos aprovados no concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Autoridades estaduais participam da cerimônia de nomeação dos aprovados, realizada no auditório do Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde Autoridades estaduais participam da cerimônia de nomeação dos aprovados, realizada no auditório do Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, no bairro Morada do Sol, em Teresina, o ato de nomeação de 137 candidatos aprovados em concursos públicos para cinco órgãos da administração estadual. Os novos servidores irão atuar nas áreas de administração, planejamento, fazenda, previdência e procuradoria, com o objetivo de ampliar os quadros técnicos do Estado e fortalecer a prestação de serviços à população.

Durante a cerimônia, Rafael Fonteles afirmou que o fortalecimento das áreas administrativas é necessário para garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos e no funcionamento da máquina estadual. O governador destacou que, além da contratação de profissionais para a segurança, educação e saúde, as áreas de planejamento, fazenda, administração e previdência também desempenham papel importante na gestão pública.

“Fortalecer a área-meio do governo é importante para que a gente tenha um governo mais eficiente e use melhor o dinheiro público a serviço da população. Então, claro que é importante nomear mais policiais, e estamos fazendo, nomear mais professores, e estamos fazendo, nomear mais profissionais da saúde. Temos um concurso em andamento, mas também a área meio do governo, a Secretaria de Fazenda, a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Administração, a PiauíPrev, são fundamentais para que nós tenhamos o bom uso e o uso mais eficiente do recurso público”, declarou o governador.

O governador também destacou que os novos servidores ingressam no Estado após aprovação em concursos que classificou como de alto nível e citou as funções que passarão a ser desempenhadas pelos aprovados nas diversas áreas da administração pública. Rafael Fonteles afirmou ainda que espera que os novos servidores contribuam com a modernização da gestão pública e disse que a inovação também precisa fazer parte da administração estatal para atender às demandas da população de forma mais rápida e eficiente.

“Então, estamos hoje nomeando 137 novos servidores, que estão ingressando no serviço público a partir do concurso público, concursos dificílimos, por sinal. Então, realmente estão sendo selecionados servidores de alto nível para atuar como auditor fiscal, como analista do Tesouro, como auditor governamental, como agente de tributos, como analista de governo, analista governamental em várias áreas do planejamento, da área de infraestrutura, da área de tecnologia da informação e também na área de previdência, o analista previdenciário. Hoje, o serviço público é quem mais precisa inovar para atender às demandas da sociedade com mais velocidade, com mais capilaridade e com mais eficiência. Então, esses novos servidores, certamente, estão antenados com as novas tecnologias, e é isso que esperamos deles”, pontuou Rafael Fonteles.

O secretário da Administração, Samuel Nascimento, afirmou que os concursos realizados pelo Governo do Estado tiveram elevado grau de dificuldade e disse que os aprovados receberão a missão de contribuir com o desenvolvimento da administração pública e com a melhoria dos serviços prestados à população. O secretário também destacou que, desde o início da atual gestão, mais de 3,2 mil servidores efetivos foram nomeados pelo governo estadual e lembrou que outros concursos estão em andamento, incluindo certames para as áreas de saúde, educação, Polícia Militar e o concurso unificado que está sendo preparado pela administração estadual.

“Esses concursos foram feitos com a Secretaria de Administração, com a Secretaria de Fazenda, Previdência, Planejamento, Controladoria-Geral do Estado, são concursos muito difíceis. São concursos realmente com um nível muito alto. Foram mais de 3.200 servidores públicos efetivos nomeados pelo governador Rafael nessa sua gestão. Nós estamos falando hoje, apenas hoje, de uma cerimônia de nomeação de 137 servidores, de cinco pastas no Estado”, ressaltou Samuel Nascimento.

As nomeações fazem parte do concurso organizado pela Secretaria da Administração (Sead) em 2024. Antes da solenidade desta quarta-feira, o certame já havia resultado na nomeação de 63 aprovados, sendo 26 analistas governamentais para a Sead, 25 para a Secretaria de Planejamento (Seplan) e 12 analistas previdenciários para a Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev).

Do total de nomeados, 80 servidores foram destinados à Secretaria da Fazenda (Sefaz), 21 à Secretaria da Administração, 16 à Secretaria de Planejamento, 10 à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e outros 10 à PiauíPrev. Também foram nomeados 20 auditores fiscais, 10 analistas do Tesouro, 40 agentes de tributos, 10 auditores governamentais e 10 procuradores substitutos.

Os candidatos aprovados passaram por diversas etapas do processo seletivo, entre elas provas objetivas, discursivas, avaliação de títulos e curso de formação. A remuneração inicial dos cargos é de R$ 11.549,35, conforme informado pelo Governo do Estado. Após a conclusão das etapas de nomeação e posse, os 137 novos servidores efetivos passarão a integrar oficialmente a estrutura administrativa do Governo do Piauí e atuarão em áreas consideradas estratégicas para o funcionamento da gestão estadual.

*Com colaboração da repórter Nathalia Carvalho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.