Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Corregedoria da Polícia Militar abre inquérito após morte de homem durante abordagem em Campo Maior

O caso ocorreu nessa sexta-feira (26), durante o atendimento de uma ocorrência envolvendo uma briga.

A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí instaurou inquérito para apurar a conduta dos policiais militares envolvidos na ocorrência registrada nessa sexta-feira (26), que terminou com a morte de Carlito da Silva Santos, de 47 anos, em Campo Maior, no Norte do Piauí. A informação foi confirmada ao GP1 pela própria corporação.

O caso ocorreu durante o atendimento de uma ocorrência envolvendo uma briga entre familiares em uma residência no bairro Santa Rita. Segundo informações do 15º Batalhão da Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender à situação e, ao chegar ao local, encontrou o homem armado com um facão e apresentando comportamento considerado agressivo.

De acordo com a corporação, os policiais deram ordem de parada ao indivíduo ao identificarem o risco na situação. Ainda assim, mesmo após as verbalizações e tentativas de controle, o homem teria avançado contra os agentes.

Foto: ReproduçãoCarlito portava um facão e avançou em direção aos policiais
Carlito portava um facão e avançou em direção aos policiais

Homem reagiu e avançou contra a equipe policial

Conforme relatos da PM, o homem chegou a avançar em direção a um policial que já estava caído no chão, enquanto outros tentavam conter a ação. Mesmo após pedidos de familiares para que cessasse a agressividade, ele teria mantido o avanço contra a guarnição, empunhando um facão contra o policial caído.

Mesmo após ordem de parada e pedidos de familiares, o indivíduo avançou contra os policiais do 15º Batalhão, momento em que os agentes de segurança utilizaram um taser na tentativa de contê-lo. Ainda assim, mesmo após cair ao chão, Carlito se levantou e voltou a se dirigir à guarnição, mantendo o facão em mãos. Em outro registro, também feito por moradores da região, é possível observar que, diante da tentativa frustrada de contenção e do avanço contínuo do agressor, os policiais efetuaram dois disparos de arma de fogo.

Reação da PM

Segundo nota da PM ao GP1, antes do uso de arma de fogo foram adotadas medidas progressivas de contenção, conforme os protocolos operacionais de Uso Diferenciado da Força. Inicialmente, foram realizadas verbalizações e tentativas de negociação com o objetivo de obter a rendição voluntária.

Ainda de acordo com a nota da corporação, diante da permanência da situação de risco, foram utilizados instrumentos de menor potencial ofensivo, como a pistola de eletrochoque (taser) e munição de elastômero, conhecida como bala de borracha. No entanto, essas medidas não teriam sido suficientes para cessar a agressão.

Durante a ação, um dos policiais militares foi atingido com golpes de arma branca e precisou ser socorrido. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, onde passou por procedimento cirúrgico em razão da gravidade dos ferimentos.

PM diz que atuação seguiu protocolos e lamenta morte

Em nota, a Polícia Militar informou que toda a atuação seguiu protocolos operacionais previstos, com base nos princípios do Uso Diferenciado da Força, priorizando a preservação da vida. A corporação destacou que foram realizadas verbalizações e tentativas de negociação antes do uso de qualquer meio de contenção.

No comunicado, a instituição lamentou o desfecho da ocorrência e afirmou que toda perda de vida humana é considerada um resultado indesejado. A corporação reforçou ainda que sua atuação é pautada pelos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, razoabilidade e responsabilidade.

Confira a nota da PM na íntegra

A Polícia Militar do Piauí informa que, durante o atendimento de uma ocorrência registrada no município de Campo Maior, envolvendo um indivíduo portando arma branca e apresentando comportamento que representava ameaça concreta e iminente à integridade física de populares e dos policiais militares no local, foram adotados os protocolos operacionais previstos para gerenciamento da situação.

Conforme informações preliminares, a atuação policial ocorreu de forma progressiva, observando os princípios do Uso Diferenciado da Força e priorizando a preservação da vida. Inicialmente, foram realizadas verbalizações e tentativas de negociação com o objetivo de obter a rendição voluntária do indivíduo.

Diante da permanência da situação de risco, foram empregados instrumentos de menor potencial ofensivo, incluindo munição de elastômero e dispositivo eletrônico de incapacitação neuromuscular (TASER), em conformidade com os procedimentos técnicos aplicáveis.

Contudo, mesmo após o esgotamento das alternativas operacionais disponíveis, a ameaça permaneceu ativa e iminente, colocando em risco a integridade física dos policiais e das demais pessoas presentes. Nesse contexto, houve o emprego da força potencialmente letal como medida extrema para cessar a agressão e preservar vidas.

A Polícia Militar do Piauí lamenta o desfecho da ocorrência e reforça que toda perda de vida humana representa um resultado indesejado.

A Corporação reafirma que sua atuação é pautada pelos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, razoabilidade e responsabilidade, mantendo investimentos permanentes em capacitação profissional, treinamento continuado, gerenciamento de crises, técnicas de desescalonamento e emprego racional da força.

A PMPI informa ainda que serão adotados todos os procedimentos legais e administrativos cabíveis para apuração completa dos fatos, assegurando transparência, controle institucional e o devido esclarecimento das circunstâncias da ocorrência.

A Polícia Militar do Piauí permanece comprometida com a preservação da vida, a manutenção da ordem pública e o cumprimento de sua missão constitucional em defesa da sociedade piauiense.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.