Fechar
GP1

Piauí

Festival da Uva de São João do Piauí será lançado nesta segunda-feira (05)

O Festival da Uva é uma promoção do Governo do Estado para ressaltar a atividade do Assentamento Marrecas que, há cinco anos, produz uvas em pleno semi-árido piauiense.

Acontece nesta segunda-feira (05) o lançamento oficial do Festival da Uva 2012, no município de São João do Piauí. A solenidade, que acontece às 9h, no Centro Cultural Petrônio Portela, marca o início dos preparativos para a realização do evento, que será realizado de 13 a 15 de janeiro.

Imagem: ReproduçãoCultivador mostra uva ainda na parreira em São João do Piauí(Imagem:Reprodução)Cultivador mostra uva ainda na parreira em São João do Piauí

O Festival da Uva é uma promoção do Governo do Estado para ressaltar a atividade do Assentamento Marrecas que, há cinco anos, produz uvas em pleno semi-árido piauiense. Este ano o evento vai marcar a assinatura da ordem de serviço para a ampliação do Assentamento, que vai passar de sete para mil hectares e produzir uma maior variedade de frutas.

Para tanto, a Codesvasf já possui R$ 40 milhões para iniciar a ampliação, que vai beneficiar 200 famílias, com uma previsão de rende mensal de R$ 5,4 mil para cada uma delas. “Estamos lutando por este projeto faz algum tempo e, agora, temos a chance de vê-lo se iniciando. Será um novo tempo para a região de São João”, comentou a deputada estadual Rejane Dias.

Na programação cultural, a Fundac apresentou uma proposta de atividades que valorizam artistas locais e promovem oficinas culturais. Segundo Franklin Pires, da Fundac, o Festival poderá contar com artistas como Julimar do Pife, Batuque do Brás, Banda Pele Bronzeada e o artista nacional Dorgival Dantas. “A parte cultural do Festival da Uva está bastante eclética, teremos apresentação de coral, de teatro, hip hop, muito forró pé de serra, grupos de dança e o Cine Cajuí com filmes regionais. Esperamos, assim, agradar todos os públicos”, disse.

O senador Wellington Dias comentou que a programação cultural valoriza a região, mas também destacou a natureza empresarial do evento. “É importante valorizar a parte cultural, agrária, as oficinas, para que ao final do evento a cidade possa sair ganhando. Esse evento tem caráter empresarial, é importante que ao seu final a cidade continue ganhando e empreendendo” avalia o senador.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.