Fechar
GP1

Piauí

Procon comemora Dia do Consumidor em Picos com a distribuição de material informativo

Um estande foi montado na praça Félix Pacheco para entrega de material informativo sobre os direitos do consumidor

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarPromotora de justiça Jozelisse Nunes do Procon em Picos(Imagem:José Maria Barros / GP1)Promotora de justiça Jozelisse Nunes do Procon em Picos
Com distribuição de material informativo junto à população, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), em Picos, comemorou nesta terça-feira, 15 de março, o Dia Internacional do Consumidor.

Em Picos, a comemoração foi conduzida pela coordenadora do Procon, promotora de justiça Jozelisse Nunes de Carvalho Costa e contou com a participação de estagiários do órgão e outros servidores do Fórum “Governador Helvídio Nunes de Barros”.

Para facilitar o trabalho de distribuição do material informativo, foi montado um estande na praça Félix Pacheco, centro da cidade, onde na manhã desta terça-feira, 15, a coordenadora do Procon Jozelisse Nunes e sua equipe, fizeram a entrega de panfletos, cartilhas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

“Fizemos a distribuição dessa material como uma forma de comemorar essa data tão importante e, também de dar à população acesso a essas informações, para que possam exercer seus direitos de cidadão em relação às normas de proteção e defesa do consumidor”, ressaltou a coordenadora do Procon de Picos.

Além disso, a promotora e sua equipe entraram nas agências bancárias e fizeram a distribuição de panfletos sobre títulos de capitalização, financiamentos bancários e saúde. “A população foi bastante receptiva à nossa ação, a comunidade gostou, até porque muitas pessoas não tinham acesso a esse material. Nossa intenção é difundir mais essa distribuição para que todos tenham acesso às informações sobre seus direitos como cidadão”, anunciou.

Durante a distribuição do material informativo, a promotora Jozelisse Nunes declarou que o Procon atua como guardião dos direitos do cidadão na relação de consumo, por isso o órgão promove ações divulgando os direitos básicos assegurados no Código de Defesa do Consumidor, através de campanhas, palestras e comemoração de datas importantes como a de hoje.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído nos EUA pelo presidente John Kennedy, em 15 de marco de 1962 e, causou grande impacto em todo o mundo. Foi a principal forma de proteger o consumidor além de estabelecer políticas governamentais e de novos procedimentos nesse setor. Em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor e reconheceu a importância desse novo procedimento em defesa dos consumidores.

No Brasil, na Constituição Federal de 1988, através da lei 8.078/90, os direitos dos consumidores foram protegidos e defendidos no país. Já o Dia Internacional de Defesa do Consumidor é comemorado oficialmente em todo o Brasil em 15 de março.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.