Fechar
GP1

Piauí

Fiéis lotam igreja no encerramento dos Festejos de São José no bairro Paroquial em Picos

Encerramento dos festejos ocorreu na noite de sábado, 19 de março, com procissão e missa solene celebrada pelo padre Gregório Leal Lustosa.

Centenas de fiéis lotaram a Igreja do bairro Paroquial, em Picos, na noite do último sábado, 19 de março, para participar da missa solene de encerramento dos festejos do Padroeiro São José. Antes, aconteceu a tradicional procissão com a imagem do santo percorrendo as principais ruas da comunidade.
Imagem: José Maria BarrosDevotos agradecem a São José as bençãos recebidas(Imagem:José Maria Barros)Devotos agradecem a São José as bençãos recebidas
A 38ª Festa de São José no bairro Paroquial teve início no dia 10 de março com alvorada festiva e durante todo o período que antecedeu o encerramento, houve diariamente novena/missa, ofício, terço, via sacra e quermesse. A exemplo da abertura, a missa solene da festa foi celebrada pelo padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.

Este ano o tema da festa foi: “Com São José louvemos a beleza da vida” e o lema: “Somos responsáveis pelo cuidado do meio ambiente”. Segundo a organização, a participação dos devotos foi expressiva em todas as novenas/missas e nas demais celebrações que aconteceram durante os festejos do bairro Paroquial.
Imagem: José Maria BarrosDevido a lotação muitos fiéis assistiram a missa do lado de fora(Imagem:José Maria Barros)Devido a lotação muitos fiéis assistiram a missa do lado de fora
No sábado, dia 19 de março, a programação começou às 18 horas com a tradicional procissão. Com a imagem do santo e apoio de um carro de som, os devotos percorreram as principais ruas do bairro Paroquial e retornaram em seguida para a igreja, onde aconteceu a missa solene de encerramento, seguido de um jantar de confraternização para os organizadores e convidados.
Imagem: José Maria BarrosFiéis participam da missa com fé e devoção(Imagem:José Maria Barros)Fiéis participam da missa com fé e devoção
Dentro do espírito de conversão exigido neste período de Quaresma, os devotos de São José participaram ativamente da missa solene de encerramento da Festa e muitos se emocionaram mediante a reflexão feita pelo padre Gregório Leal Lustosa sobre os quarenta dias de preparação para a Páscoa, e também sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano apresenta como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

Avaliação

O padre Gregório Leal Lustosa avaliou como positivo os festejos de São José no bairro Paroquial e disse que ficou impressionado com o envolvimento das pessoas. “É perceptível como São José tem o poder de envolver as pessoas e aqui na festa era expressiva a presença de pessoas adultas, mas também de crianças, adolescentes, jovens e idosos, todos celebrando com devoção e fé”, lembrou.
Imagem: José Maria BarrosPadre Gregório Leal Lustosa foi quem celebrou a missa de encerramento da festa(Imagem:José Maria Barros)Padre Gregório Leal Lustosa foi quem celebrou a missa de encerramento da festa
Segundo o padre Gregório, desde a primeira noite da festa até o último dia à igreja do bairro Paroquial sempre esteve lotada de fiéis. Por isso, ele acredita que se continuar nesse ritmo, nos próximos anos será necessário fechar a rua e celebrar, pelo menos em alguns momentos, a missa campal, já que mesmo após a ampliação da igreja muitas pessoas assistiam as celebrações na lateral.
Imagem: José Maria BarrosDevotos percorrem as principais ruas do bairro em procissão(Imagem:José Maria Barros)Devotos percorrem as principais ruas do bairro em procissão

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.