Fechar
GP1

Piauí

Vistoria confirma que subestação vai dobrar abastecimento de energia em José de Freitas

Satisfeito com o andamento das obras, João de Deus lembrou que há anos luta pela subestação, afirmando ainda que o terreno foi uma doação do Governo Estadual.

A capacidade de abastecimento da energia elétrica de José de Freitas vai dobrar, garantiu na manhã de hoje (25) o diretor da Eletrobrás Piauí, José Salam, durante visita ao canteiro de obras da subestação da Barragem do Bezerro, a convite do deputado João de Deus (PT). O engenheiro responsável confirmou que tudo está dentro do cronograma, aguardando agora a chegada de equipamentos e da conclusão da rede de distribuição da Marambaia.
Imagem: DivulgaçãoVistoria confirma que subestação vai dobrar abastecimento de energia em José de Freita(Imagem:Divulgação)Vistoria confirma que subestação vai dobrar abastecimento de energia em José de Freita
“São duas obras integradas. Refizemos o projeto para reforçar essa rede vinda da Marambaia de 13.8 kv para 34.5 kv, além de dobrar a bitola dos fios. A subestação terá três alimentadores, um deles pode ser direcionada exclusivamente para alimentar fábricas, por exemplo. Com isso, José de Freitas não terá mais problemas de energia elétrica. Essas intervenções garantem pelo menos 15 anos sem necessidade de reforço no setor”, garantiu Salam.

Satisfeito com o andamento das obras, João de Deus lembrou que há anos luta pela subestação, afirmando ainda que o terreno foi uma doação do Governo Estadual. O parlamentar disse também que esteve ontem (24) na NetLux, onde recebeu garantias de que os prazos devem ser cumpridos.

“Desta forma acredito que as duas obras serão inauguradas no segundo semestre e, talvez à tempo dos festejos de Nossa Senhora do Livramento. Essa visita faz parte do nosso trabalho de acompanhamento que vem desde quando buscamos essas obras junto ao Governo Federal e à Eletrobrás. Muitos não acreditavam que José de Freitas pudesse ter uma subestação e agora estamos mostrando uma outra realidade”, disse João de Deus, afirmando ainda que as duas intervenções vão beneficiar outros municípios da região, como Lagoa Alegre, Cabeceiras e União.


Indústrias

Além da visita do deputado João de Deus e de representantes da Eletrobrás Piauí ao canteiro de obras da subestação, estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de José de Freitas, comerciantes, diretores de associações de moradores e populares.

Francisco Lopes, presidente da Cooperativa de Frutas Daki, disse que foram perdidos na última safra cerca de sete toneladas de polpa de fruta. “O motivo foram as constantes quedas de energia”, reclamou. Ele aproveitou para parabenizar o deputado João de Deus “por trazer essa importante obra para nossa cidade”.

O diretor da Eletrobrás Piauí, José Salam, lamentou o fato, mas garantiu que com a subestação as fábricas podem ter um alimentador exclusivo para atender a demanda. “Não faltará energia. Com o que está sendo feito aqui, José de Freitas poderá expandir o número de fábricas sem problemas. Além disso, essas obras vão possibilitar o avanço do Luz Para Todos e total qualidade de energia elétrica”.

As palavras de Salam foram comemoradas por José Roberto, que agora pretende no futuro investir em uma fábrica. Técnico do Emater-PI, ele diz que o município tem potencial no setor de polpa de frutas e na bacia leiteira. “Essa iniciativa do deputado João de Deus muda a qualidade de vida em José de Freitas e abre perspectivas para novos negócios”.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.