Fechar
GP1

Piauí

Adapi comemora reconhecimento nacional

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) é a maior ferramenta já criada para combater a doença.

O Nordeste quer se tornar uma área livre da febre aftosa. Além do Piauí, mais 6 estados trabalham em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para erradicar a doença.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) tem como estratégia a implantação e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes impostas pela Organização Mundial de Saúde Animal.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) é a maior ferramenta já criada para combater a doença. Hoje, ela esta presente em quase todos os municípios piauienses e tem uma das melhores estruturas do Brasil. São 35 unidades de sanidade animal e vegetal e 177 escritórios de atendimento. Atualmente, todas as fazendas de gado do Piauí são monitoradas por técnicos da Adapi.

O Mapa também reconhece que a agência piauiense é uma das mais dinâmicas do Brasil. Em menos de 5 anos, o Estado já conseguiu subir duas etapas, de risco desconhecido para risco médio e, provavelmente, no segundo semestre o Piauí alcançará o status de zona livre de aftosa com vacinação.

“Nossa luta é diária, começamos com uma proposta de mudar a realidade da pecuária piauiense. Foi um desafio, quando a agência foi criada todos os dados de propriedades rurais e número de reses eram ultrapassados. Hoje, temos o controle de cada propriedade do Piauí, isso é uma vitória para todos nós”, disse o diretor da Adapi, José Antônio Filho.

Na campanha de 2011, a meta é vacinar 1,7 milhão de reses. A campanha de vacinação foi dividida em duas etapas, a primeira vai até o dia 31 de maio, o período de certificação começa dia 1º de junho e vai até o dia 15. A segunda etapa será do dia 1º a 30 de novembro e a certificação vai até o dia 15 de dezembro.

Para certificar a vacinação do rebanho, o produtor deve comparecer a um escritório de atendimento da Adapi ou a uma Unidade de Saúde Animal e Vegetal (Usav). A certificação é o documento que comprova a vacinação do gado.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.