Fechar
GP1

Piauí

Conselho Tutelar de Picos elegerá cinco novos membros neste domingo

Ao todo 14 candidatos estão na disputa pelos votos dos picoenses.

Depois de uma série de polêmicas e de ameaças do processo terminar na justiça, foi confirmada para este domingo, 15 de janeiro, a eleição para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Picos. Ao todo 14 candidatos disputam as cinco vagas e a escolha será através do voto direto dos eleitores picoenses.
Imagem: Divulgação / GP1Clique para ampliarAlcebíades Araújo (Bitão), atual presidente do Conselho Tutelar de Picos(Imagem:Divulgação / GP1)Alcebíades Araújo (Bitão), atual presidente do Conselho Tutelar de Picos

A eleição está sendo coordenada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com o acompanhamento do promotor Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Picos. A votação começa às 08h da manhã e se encerra às 17h e podem votar todos os eleitores do município de Picos.

Diferentemente da eleição de 2009, quando os eleitores podiam votar em cinco candidatos, desta vez ele pode escolher apenas um nome e os cinco mais bem votados serão considerados eleitos e os cinco seguintes ficarão na suplência. O resultado será divulgado na segunda-feira, 16 de janeiro e a posse dos eleitos ocorrerá em 24 deste mês.

O mandato é de três anos com direito a uma recondução. A carga horária é de 40 horas semanais e atendimento ao público das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h. A remuneração é de um salário mínimo e meio mensal.

Para a eleição, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) disponibilizou dez urnas eletrônicas, sendo que cinco foram instaladas na unidade escolar Marcos Parente e as outras cinco na unidade escolar Desembargador Vidal de Freitas.

Para facilitar o processo, ficou definido que os eleitores cujos nomes começam com a letra que vai de a até o l, votarão no Vidal de Freitas e de m a z votarão no Marcos Parente.

A instalação das seções eleitorais em apenas dois locais de votação, um ao lado do outro, foi motivo de críticas de alguns candidatos. Segundo Josimar Lima da Silva (Dunga), que concorre à reeleição, essa medida pode esvaziar o processo e reduzir consideravelmente o comparecimento dos eleitores, principalmente os que moram no bairro Junco e adjacências.

Candidatos

Adriana Dias de Oliveira Gomes, Francilda dos Santos Araújo, Evangelina Joana Maria da Cruz, Josimar Lima da Silva, Marcilene Ana Mendes, José Ricardo Veloso, Thâmara de Oliveira Leal, Maria do Amparo Bezerra, Júlia Maria Lopes Ribeiro Santos, Ingrid Daiana da Silva, Vanda Maria de Sá, Valtânia Maria de Moura, Verônica Pereira da Silva e João Batista Alves Pereira.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.