Fechar
GP1

Piauí

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Picos

O resultado oficial foi divulgado menos de uma hora após o fechamento das urnas eletrônicas

Através do voto direto e secreto, foram eleitos neste domingo, 15 de janeiro, os cinco novos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Picos e seus respectivos suplentes. A posse está marcada para o próximo dia 24 de janeiro e o mandato é de três anos.

Como o processo de escolha ocorreu através de urnas eletrônicas instaladas nas unidades escolares Marcos Parente e Vidal de Freitas, menos de uma hora após o encerramento da votação o resultado oficial do pleito foi divulgado pela comissão eleitoral, cujo trabalho foi acompanhado pelo promotor Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Eleitores fizeram fila para votar(Imagem:José Maria Barros/GP1)Eleitores fizeram fila para votar

Ao todo 14 candidatos participaram da disputa, sendo eleitos Josimar Lima da Silva (Dunga), que obteve 471 votos; Maria do Amparo Bezerra (Nina), 410 votos; Evangelina Joana Maria da Cruz (Vanja), 408 votos; Francilda dos Santos Araújo, 275 votos e Valtânia Maria de Moura, 243 votos. Dunga e Francilda já são conselheiros e foram reeleitos para um novo mandato.

Como suplentes foram eleitos os candidatos Verônica Pereira da Silva (Vera), com 222 votos; João Alves Batista Pereira, 182 votos; Adriana Dias de Oliveira Gomes, 178 votos; José Ricardo Veloso, 165 votos e Marcilene Ana Mendes, com 128 votos.

Avaliação

O promotor Marcelo de Jesus avaliou como positivo o processo, que segundo ele, transcorreu dentro da normalidade, com os eleitores comparecendo em grande número para escolher os novos conselheiros tutelares de Picos.

“A participação popular nesta eleição é algo a comemorar. Houve algumas filas em razão do comparecimento dos eleitores e por termos conseguido apenas 15 urnas junto ao Tribunal Regional Eleitoral, mas nada que comprometesse a legitimidade do processo. A própria campanha, apesar do calor da competição, ocorreu dentro do esperado”, comentou.

O representante do Ministério Público fez uma avaliação positiva, lembrando que pela primeira vez em Picos aconteceu uma eleição para o Conselho Tutelar com mais de três mil eleitores votando efetivamente em candidatos.

“Sem computar os votos nulos e brancos tivemos 3.034 eleitores. Na eleição anterior 5 horas da manhã ainda se estava apurando os votos. Agora, antes das 6 horas da tarde já se tinha apurado os votos e se conhecia quem eram os eleitos”, destacou.

Para o promotor, houve uma manifestação popular sem precedentes. Agora, a comunidade espera é que os novos conselheiros tutelares que assumem na próxima terça-feira, 24 de janeiro, possam honrar os votos que receberam, fazendo nestes três anos um trabalho a altura em favor das crianças e dos adolescentes de Picos.

Resultado

1º) lugar - Josimar Lima da Silva (Dunga) - 471 votos.
2º) lugar - Maria do Amparo Bezerra (Nina) - 410 votos.
3º) lugar - Evangelina Joana Maria da Cruz (Vanja) - 408 votos.
4º) lugar - Francilda dos Santos Araújo - 275 votos.
5º) lugar - Valtânia Maria de Moura - 243 votos.
6º) lugar - Verônica Pereira da Silva (Vera) - 222 votos.
7º) lugar - João Batista Alves Pereira - 182 votos.
8º) lugar - Adriana Dias de Oliveira Gomes - 178 votos.
9º) lugar - José Ricardo Veloso - 165 votos.
10º) lugar - Marcilene Ana Mendes - 128 votos.
11º) lugar - Thâmara de Oliveira Leal - 122 votos.
12º) lugar - Ingrid Daiana da Silva - 99 votos.
13º) lugar - Júlia Maria Lopes Ribeiro Santos - 69 votos.
14º) lugar - Vanda Maria de Sá - 62 votos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Josimar Lima da Silva (Dunga)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Josimar Lima da Silva (Dunga)
Imagem: José Maria Barros/GP1Maria do Amparo Bezerrra (Nina)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Maria do Amparo Bezerrra (Nina)
Imagem: José Maria Barros/GP1Evangelina Joana Moura da Cruz (Vanja)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Evangelina Joana Moura da Cruz (Vanja)
Imagem: José Maria Barros/GP1Francilda dos Santos Araújo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Francilda dos Santos Araújo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.