Fechar
GP1

Piauí

Celso Barros lança candidatura à presidência da OAB do Piauí nesta quarta-feira (10)

O lançamento acontecerá às 20 horas no comitê, localizado na Rua Coelho Rodrigues 2052, centro.

Nesta quarta-feira (10) acontece o lançamento da candidatura de Celso Barros à presidência da OAB-PI (Ordem dos Advogados secção-Piauí). O lançamento acontecerá às 20 horas no comitê, localizado na Rua Coelho Rodrigues 2052, centro.

Celso Barros Neto esteve na sede do Portal GP1 e falou sobre a relação da imprensa com a instituição e suas propostas.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Celso de Barros(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Celso de Barros

"Nossa intenção de estreitar os laços da OAB com a imprensa e fazer com que a imprensa seja parceira constante da OAB, quer na situação de comunição, mas também nas questão das denúncias, dos grandes temas que envolvem a sociedade, como corrupção", disse Celso.

Celso falou de algumas de suas propostas: "Nós temos um universo muito grande de propostas, eu destacaria aqui, a questão cultural, nós temos uma preocupação constante com a cultura da sociedade, notadamente a cultura dos advogados, hoje me dia, não vemos uma preocupação ativa da OAB com a cultura dos advogados”.

Sobre a Escola de Advocacia, Celso afirmou que: “A OAB tem uma escola, chamada Escola de Advocacia do Piauí, a escola de advocacia não está funcionando de uma forma adequada, ela já foi uma escola de excelência, que professores de renome nacional vieram pra cá, vários alunos passaram por lá e, hoje em dia, nós temos uma deficiência gritante da escola de advocacia e nós queremos reerguer a escola, queremos fazer com que a escola seja de excelência, uma escola que cultive a cultura que leve a participação de advogados tanto em mini cursos, como em cursos de pós-graduação inclusive com mestrado, essa é a nossa preocupação na parte cultural”.

“Um grande problema que enfrentamos hoje é que os advogados não estão tendo acesso à cultura e a OAB pode e deve fazer com que os advogados se aproximem dos cursos, se aproximem da atividade cultural e pensando nisso nós temos mais outros planos, como uma revista jurídica, conselho editorial, de ter uma biblioteca revitalizada funcionando até a meia-noite, uma editora também, são vários projetos que se somam em prol da atividade cultural dos advogados, essa é a perspectiva que nós temos de punho cultural”, explicou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Clique para ampliarCelso Barros disputa presidência da OAB-PI(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Celso Barros disputa presidência da OAB-PI

Para o jovem advogado, Celso disse que também há projetos: “Nós também temos uma série de projetos para o jovem advogado relacionados à atividade cultural. O recém-formado, aquele que é aprovado no Exame de Ordem, ele não tem elementos suficientes para imergir no mercado de trabalho, e a OAB tem responsabilidade com isso, então nós queremos fazer com que a OAB esteja mais atuante no dia a dia desse recém ingresso no quadro da OAB. Nós vamos fazer mini escritórios compartilhados para que aqueles profissionais, não só os jovens, mas também os outros profissionais advogados tenham oportunidade de receber seus clientes lá, aqueles advogados que não têm escritórios, aquele advogados que não têm condições de onde receber seu cliente, eles terão essa oportunidade de receber, dentro de um número determinado de horas por mês, gratuitamente, esses clientes lá na OAB. Isso é uma forma da OAB fazer com que os advogados tenham acesso ao mercado de trabalho”.

“Nós temos que diminuir os custos das taxas da anuidade da OAB notadamente para os jovens advogados, presume-se que seja aquele advogado que ainda não tem banca, aquele advogado que ainda não tem condições, que não tem ainda estrutura e a OAB tem que se importar com isso. Nós temos uma preocupação constante com o jovem advogado. Nós temos que diminuir a distância da entidade, da OAB com os advogados, esse é o nosso grande propósito, fazer com que a OAB seja importante no dia a dia do colega advogado”.

Sobre a defesa das prerrogativas, Celso disse: “Nós vamos fazer com que nossas prerrogativas de advogado sejam respeitadas, instituindo a procuradoria do advogado, fazendo campanhas maciças nas mídias, portais, mídias televisivas, expressas e divulgação da importância que tem a OAB”.

Perfil

Celso Barros Coelho Neto nasceu no dia 02 de agosto de 1973, é filho de Luiz Orestes de Santana e Maria Eugênia Celso Coelho de Santana, ambos advogados e Procuradores do Estado.

Formou-se em direito pela Universidade Federal do Piauí em 1995. Fez pós-graduação em direito administrativo pela Universidade de Salamanca, na Espanha. É especialista em direito constitucional pela Universidade Federal do Piauí e em direito público e privado pela Escola Superior da Magistratura do Piauí. É Procurador do Estado desde 2000.

No serviço publicou, atuou como chefe de gabinete e assessor parlamentar da secretaria de Estado do Governo do Piauí, assessor de gabinete da Assembleia Legislativa do Piauí, procurador-chefe da Procuradoria Tributária do Estado do Piauí e diretor do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado.

Atualmente trabalha na Procuradoria Tributária e representou até esse ano a Procuradoria Geral do Estado no Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do Estado.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.