Fechar
GP1

Piauí

Elmano vai entregar mais cinco obras do Programa Lagoas do Norte

Centro de esporte e lazer e urbanização de orla serão entregues hoje pelo prefeito

O prefeito Elmano Férrer inaugura, na segunda quinzena de dezembro, cinco obras do Programa do Lagoas do Norte. Hoje, será entregue à população a obra de requalificação do Centro Esportivo e de Lazer da Vila Carlos Feitosa, no bairro São Joaquim, e a urbanização da orla da Avenida Maranhão, no Acarape. A entrega dos empreendimentos ocorrerá às 16 h e às 18 h, respectivamente.

Essas duas obras fazem parte da Área 1 do Programa Lagoas do Norte. Na Praça Carlos Feitosa, foi recuperado o piso, além de melhoria da iluminação do espaço e instalação de bancos. Em frente à praça, a Prefeitura fez a recuperação de um campo de futebol, calçadas no entorno, bem como a instalação de alambrado e novas traves.

Na Orla da Avenida Maranhão, foram realizadas as obras de urbanização e de melhoria do canteiro central, que agora conta com pavimentação, rampas para acessibilidade e iluminação. A nova orla recebeu passarela, pista de Cooper e teve o piso totalmente recuperado, numa extensão de aproximadamente 3 km. Foram implantados 33 bancos e lixeiras ao longo da via e instaladas rampas para que as pessoas com deficiência ou algum tipo de limitação física possam ter acesso ao passeio. As árvores que embelezam o canteiro central da avenida passaram por uma poda, o que viabiliza a passagem e caminhada dos pedestres.

Imagem: Francyelle Elias/ GP1Prefeito Elmano Férrer(Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Prefeito Elmano Férrer

No dia 21, serão inauguradas a urbanização da Orla da Casa de Bombas do bairro Mocambinho e a reforma e revitalização do Jardim Botânico de Teresina. As inaugurações estão marcadas para 9 horas e às 10 h, respectivamente. Na orla, foi construído um passeio e instalados bancos e cercas. A Prefeitura providenciou a limpeza e a urbanização na área ao lado do dique do mocambinho.

O Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Teresina foi criado em agosto de 2011 e está instalado no antigo Parque Ambiental do Mocambinho. O local compreende uma área de 36 hectares. Com a reforma, o local foi transformado em uma área de lazer e de estudo para a comunidade. O prédio da administração recebeu melhorias, que se estenderam ao portal de entrada e a todo o parque (iluminação, reforma da rampa existente e colocação de piso tátil na entrada, adaptação dos banheiros para pessoas com deficiência) e reforma das outras edificações existentes: cobertura, piso, pintura e esquadrias.

O Jardim Botânico também recebeu pontos de descanso e lanchonete, além da abertura de trilhas. Foram criados um parque infantil e áreas de descanso com a colocação de bancos e lixeiras no percurso das trilhas e ainda feita a construção de um espaço aberto para realização de eventos. As obras integram as ações do Lagoas do Norte, especificamente da Área 4, que já começa a receber os benefícios do programa.

Requalificação urbana

No domingo, 23 de dezembro, a partir das 18 h, serão inauguradas as obras de requalificação urbana nas margens do Canal da Vila Padre Eduardo, entre as ruas Vereador Álvaro Monteiro e Mineral. Essa é a etapa final da Praça Monumental do Parque Lagoas do Norte. Serão entregues à população pistas de skate e patins, uma nova passarela sobre o canal, área de contemplação, o prolongamento da rua que contorna o lado oeste da Lagoa, numa extensão de 350 m, e a conclusão do passeio que margeia toda a Lagoa da Piçarreira do Lourival. A inauguração contará com a participação do Coral Raio de Sol, composto por 45 crianças do bairro Matadouro, e ainda um campeonato de skate com skatistas de Teresina e de outros estados do Nordeste.

Foram construídos e pintados os muros de 18 residências que estão voltadas para a Lagoa. Os muros são padronizados, o que confere uma beleza extra à região. A etapa final do Parque Lagoas do Norte compreende uma área de 4 hectares.

O Programa Lagoas do Norte é fruto de um financiamento feito pela Prefeitura de Teresina junto ao Banco Mundial. A assinatura do acordo de empréstimo deu-se em 24 de julho de 2008 e os recursos para a execução do projeto somam R$ 80,04 milhões, dos quais R$ 24,01 milhões são uma contrapartida da Prefeitura.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.