Fechar
GP1

Piauí

Detran descobre realização de fraudes em autoescolas do Piauí na aquisição de carteiras de motorista

Suspensões de cursos em 2011 foram realizadas devido à fraude, que será o principal tema de uma reunião neste sábado (25).

O Departamento de Trânsito do Piauí – Detran – descobriu a realização de fraudes envolvendo autoescolas e candidatos que pleiteiam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Autoescolas de Teresina e do interior do estado estariam marcando presença de candidatos quando na verdade outra pessoa é quem realiza as provas.

Suspensões de cursos em 2011 foram realizadas devido à fraude, que será o principal tema de uma reunião neste sábado (25), onde o Detran irá chamar a atenção das autoescolas sobre o risco de perder o credenciamento junto ao órgão caso as fraudes continuem a ocorrer.

Segundo Manoel Filho, diretor de fiscalização do Detran, a fraude acontece da seguinte forma: uma autoescola abre aula no sistema para um aluno, mas outra pessoa é quem vai no lugar do cadastrado. O sistema do Detran determina o fornecimento da impressão digital para confirmar a presença do estudante. Porém, em 2011, 150 suspensões de cursos foram realizadas por problemas nas autoescolas, a maioria por tentativas de burlar o sistema do departamento. O diretor explica também que a maioria das punições é referente às autoescolas que tentam driblar o sistema digital, informando que o aluno está assistindo aula quando na realidade não está.

Na reunião o departamento vai enfatizar que não admite tal atitude. Empresas que chegaram a receber de duas a três suspensões no ano passado, que variam de três a 30 dias de proibição do exercício das atividades, agora passarão a ser punidas com advertência até o descredenciamento. Em 2011, o Detran fechou oito autoescolas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.