Fechar
GP1

Piauí

Ex-aluno armado que fez ameaças em porta de faculdade já foi candidato a vereador de Teresina

Pitágoras Veras Veloso Araújo foi candidato pelo Partido Verde na capital. Denúncias anônimas informaram que o ex-acadêmico já faz ameaças há bastante tempo.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarFaculdade FAP(Imagem:Reprodução)Faculdade FAP
Armado, um ex-aluno de uma faculdade particular de Teresina teria feito ameaças em frente à Instituição. Diversas denúncias anônimas recebidas pelo Portal GP1 informaram o nome do rapaz, Pitágoras Veras Veloso Araújo. Denunciantes informaram que Pitágoras chegou em frente à Faculdade FAP, localizada na avenida Jockey Club, zona Leste de Teresina, em um veículo modelo Toyota Hilux, de cor branca portando um revólver calibre 38.

O fato aconteceu por volta das 17h de ontem (25). Os estudantes e a direção da Faculdade acionaram a polícia que encaminhou ao local viaturas do RONE (Ronda Ostensivas), Ronda Cidadão e Batalhão da Polícia Militar. Após o tumulto, os alunos da turma onde o rapaz estudava não voltaram para a sala de aula e a direção da faculdade orientou que fossem para casa.

Uma tragédia anunciada

Na noite da última quarta-feira (25), logo após o ocorrido, diversas pessoas ligaram para a redação do Portal GP1 informando o nome de Pitágoras. Ninguém quis se identificar. “Deus me livre eu me identificar, se ele já faz o que faz apontando para todos, imagine o que faria comigo”, disse uma das pessoas. “Há muito tempo que este rapaz vem trazendo problemas para a FAP, a expulsão dele foi apenas o estopim, pena que a direção da Faculdade não se manifeste e ainda divulgue que não está acontecendo nada”, disse um dos denunciantes.

“Ele avisou que vai matar um a um e disse também que não haverá festa de formatura. Essa é uma tragédia anunciada”, falou um dos denunciantes, que explicou também que não é a primeira vez que o rapaz causa transtornos. “Não estava sendo mais circulada lista de presença porque ele estava pegando a lista e forjando documentos. Ele processou um professor, processou a faculdade FAP e ganhou, na qual receberá 2 mil de indenização, e ele ganhou essa forjando um documento utilizando a lista de presença que passa de mão em mão dos alunos e disse que era um abaixo assinado”, informaram. “O processo que ele ganhou é sobre uma suposta situação vexatória que ele teria sofrido de uma professora. Ele pegou a lista fez uma montagem e usou dizendo que esses alunos concordavam com ele, um abaixo assinado forjado. Os professores a partir daí não passaram mais lista de presença de mão em mão e fazem chamada oral”, disseram.

Ainda de acordo com as denúncias anônimas, a Faculdade decidiu pela expulsão de Pitágoras. “Na semana passada, um professor novato, que não havia sido informado do problema, passou a lista e isso foi na hora em que ele foi notificado que estava sendo expulso, ele pegou essa lista e xerocou, voltou na sala e avisou que vai matar um a um da lista de presença, inclusive a coordenadora do curso, que o notificou”, denunciaram.

Faculdade suspende aulas da turma

Após as ameaças, a Faculdade teria suspendido as aulas da turma. “Depois de sexta-feira (20) que foi o dia da ameaça, a faculdade decidiu suspender as aulas para a turma ameaçada, que é a 10ª turma de Direito”, informaram. Os alunos passaram a segunda e a terça-feira sem aula. “Quando foi hoje (no caso ontem, 25) ficou combinado que voltariam às aulas e somente cada aluno da turma seria informado por telefone ou mensagem para irem para uma nova sala, onde só os alunos seriam informados de onde era a sala para que ele não tomasse conhecimento. Os alunos foram e foi nesse momento, lá pelas 5h30, que ele chegou em frente à faculdade em sua hillux branca portando um revólver calibre 38, apontou para a entrada onde um professor da turma estava entrando e ameaçou: vou matar vocês todos”, continuou um dos denunciantes. “Aí foi que o professor alarmou o fato à coordenadora do curso, os funcionários correram para ligar e mandar mensagens para os alunos não comparecerem porque ele estava na porta armado e ameaçando. Foi chamada a RONE e a PM. Ele foi embora. Não conseguiram pegar ele. A polícia ficou na porta para evitar uma tragédia”, completaram.

Segundo os denunciantes, os acadêmicos permanecem com as aulas suspensas por conta das ameaças. A turma se forma em junho deste ano. “Agora os alunos estão sem saber quando retornarão às aulas. Pitágoras disse que em junho ninguém se forma, que não vai haver festa, não vai haver formatura”, informaram.

Candidato a vereador pelo Partido Verde

Pitágoras Veras Veloso Araújo é natural de Alagoinhas, na Bahia. Em Teresina, ele se candidatou pelo Partido Verde (PV) com o número dele 43100. O nome constante na urna era Pitágoras Veloso, da coligação Frente Verde Humanista. Ele cursava direito na FAP e trancou o curso para se candidatar. Após a eleição, onde não logrou êxito, o rapaz retoma o curso onde ingressa na turma do 10º período. De acordo com a Revista Topnews, em texto escrito por Adriana Clautenes Lemos, Pitágoras foi julgado pelo TRE e pagará multa no valor de R$ 21.282,00 por propaganda eleitoral extemporânea. O texto informa ainda que a sentença foi dada pelo juiz Pedro Alcantara da Silva Macedo e a peça pelo Promotor Luis Gonzaga Rebelo.

“Ninguém teve coragem nem de dizer o nome dele, só diziam que era de inicial P, tamanho é o medo, até os professores temem”, disseram os denunciantes, que informaram ainda que consideram inadequada a posição da faculdade. “Esse rapaz anda desde o começo do curso com uma mala preta na mão que nunca abriu na sala de aula e em nenhum lugar público da faculdade, só abre no banheiro. Como a instituição permite que alguém entre no local com uma mala que ele não abre nem pra direção? Como fica a segurança dos alunos com uma facilidade dessas?”, indagaram.

Denunciantes disseram ainda que ele destrata as pessoas, principalmente mulheres, na qual se refere a elas com termos ofensivos. “Isso aqui é uma tragédia anunciada, ele tem traços de psicopata, trata toda e qualquer mulher por vagabunda, seja ela quem for, pode ser mãe de família, pode ser o que for. Na terça-feira (24) ele agrediu fisicamente uma professora em sala de aula na faculdade e na manhã de quarta tentou atropelar uma professora. E à tarde voltou com a arma”, informaram.

Sem contato com humanos

“Ele não tem celular, não faz trabalho em grupo, não tem e-mail, porque alega que não quer contato com humanos. Esses problemas vêm acontecendo desde 2008, uma aluna discutiu com ele, ele entrou com um processo contra ela e na porta da faculdade ele jogou o carro contra ela, que só não foi atropelada porque puxaram ela. Ninguém denuncia por medo de morrer, por medo de ter o nome alterado, porque quem tem o nome em processo fica impedido de receber a carteira da OAB, então ele usa isso como uma ameaça, tudo ele diz que vai processar”, denunciaram.

Em uma das ligações, uma pessoa apela para a OAB-PI. “Peço que a OAB tome providências e que jamais dê a ele essa carteira, Deus me livre um homem desses com o poder de advogar nas mãos”, disse. “Eu estou muito nervosa, nunca imaginei passar por uma coisa dessas, eu tô com medo, quem vai proteger esses alunos agora, ninguém sabe como ele age, se ele segue as pessoas, sou mãe, tô impressionada com a omissão da faculdade e negar os problemas que vem acontecendo. Quando acontecer o pior vai ser ruim pra própria instituição, será que não percebem isso?”, indagou em tom de desespero. “A imprensa não colocou o nome dele na matéria. Se a imprensa não publicar esse fato, pode escrever como amanhã e nos próximos dias vai acontecer uma tragédia”, exasperou-se um dos denunciantes.

Não tem nada a perder

Segundo os denunciantes, o rapaz disse que vai matar um a um da turma. “Ele disse pros alunos ‘eu não tenho família, eu não tenho ninguém, eu não tenho nada a perder’. A FAP nega oficialmente o problema, a própria faculdade não vê que se toma hoje essa atitude o pior prejudicado vai ser a própria faculdade, que terá o nome relacionado à tragédia? Acha que não acontece? Não veem os exemplos mundo afora, inclusive aqui no Brasil, a tragédia lá do Realengo? Uma arma daquela tem 6 balas, é no mínimo seis famílias dilaceradas se ele resolver atirar”, ponderaram. “Vários alunos prejudicados sem aula por conta de um aluno, será que é normal até a instituição ter medo dele? E se acontecer o pior, como é que fica? Aí sim é que o nome da instituição vai para a lama”, finalizam.

Faculdade FAP

“Eu não estou sabendo disso”, informou a secretária. Sobre o pedido de falar com a direção ou alguém que pudesse responder pela faculdade, a moça informou: “Eu não sei lhe dizer que horas eles estarão aqui, pois estão todos envolvidos em outra atividade”, disse. Nossa equipe também entrou em contato com a assessora de comunicação da instituição, Lívia Leão, que confirmou as palavras da secretária e informou que somente a própria direção da faculdade está autorizada a falar pela instituição. Sobre o ocorrido na tarde de ontem, a assessora disse que não estava na faculdade no horário citado, que não sabe informar sobre o ocorrido e não entende o porquê da repercussão do fato.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Vereadora Teresa Brito(Imagem:Manuela Coelho)Vereadora Teresa Brito

Presidente do Partido Verde

A vereadora Teresa Britto, presidente estadual do Partido Verde (PV), disse que não tem conhecimento sobre o assunto. “Ele se filiou em 2007 dentro do prazo estabelecido. Eu não sei se ele ainda está no PV, há muito tempo que ele não se comunica com o partido, o último contato que eu tive com ele foi na convenção em 2008”, informou a vereadora. “Ele não apareceu mais, não é militante, não participa das atividades, nem como ambientalista, nem em atividades de ordem pública ou político-partidária, não posso nem lhe responder se ele é filiado ainda, eu teria que averiguar pois saíram algumas pessoas e outras se filiaram também”, disse Teresa Britto. Sobre as ameaças que teriam sido feitas por Pitágoras, Teresa Brito diz: “Não posso nem me manifestar em relação a esse comportamento, pois não sei sobre o ocorrido”, finalizou a parlamentar.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.