Fechar
GP1

Piauí

Carro adaptado doado pelo Departamento de Trânsito beneficia deficientes físicos no Piauí

Para a utilização do veículo da ADEFT o portador de deficiência e o CFC devem entrar em contato com a Associação para agendar as aulas práticas.

Doação do Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito, o veículo adaptado existente na Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT) tem proporcionado uma maior inserção dos deficientes físicos na sociedade, bem como uma elevação da autoestima.

Desde sua obtenção, em dezembro do ano passado, sete pessoas já puderam realizar suas aulas práticas. A ADEFT tem recebido solicitações para o uso do carro adaptado oriundas até do interior do Estado, pois além do veículo disponibilizado pela associação, apenas um Centro de Formação de Condutores (CFC) possui automóvel atendendo às necessidades do portador de deficiência em todo o Piauí.

O carro do modelo Astra foi adquirido pelo Detran-PI no valor de R$ 75 mil reais e teve um custo de adaptação da ordem de R$ 9 mil. “Essa aquisição foi uma forma de estimular as autoescolas do Estado a adquirir seus próprios veículos adaptados, bem como de proporcionar aos deficientes motores o direito de dirigir legalmente. Por isso ficamos muito realizados em constatar a sua real utilidade”, ressaltou José Vasconcelos, diretor geral do Detran-PI.

Para o presidente da ADEFT, Alexandre Almeida, os números de beneficiados têm sido satisfatórios e refletem o interesse dos deficientes em obter a CNH. “Dirigir é um passo muito importante para o portador de uma deficiência física, pois eleva a sua autoestima e possibilita uma maior autonomia, permitindo até mesmo que este se insira no mercado de trabalho”.

Para a utilização do veículo da ADEFT o portador de deficiência e o CFC devem entrar em contato com a Associação para agendar as aulas práticas.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.