Fechar
GP1

Piauí

Detran do Piauí esclarece sobre obrigatoriedade de placa refletiva em veículos

As placas de motocicletas também foram alteradas pela resolução, tendo sua altura modificada de 13,6cm para 17cm, e o comprimento de 18,7cm para 20cm.

O uso da placa refletiva, atendendo à Resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já é uma realidade no Piauí, mas sua obrigatoriedade ainda causa dúvida em muitos proprietários quando chega o momento da renovação anual do licenciamento.

Equivocadamente informados por alguns fabricantes, muitos donos estão trocando suas placas mesmo não estando enquadrados nos quesitos mandatórios. Dessa forma, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reforça que as tarjetas refletivas só são imperativas para os veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para os usados que forem transferidos de município.

A medida, que visa facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, é facultativa aos demais casos. “O cidadão que emplacou seu carro antes do dia 1º de abril, data do início da vigência da resolução, mas que deseja substituir a placa antiga por um modelo refletivo, tem toda a liberdade de fazê-lo, mas essa escolha tem que ser espontânea, e não fruto de uma informação equivocada”, esclarece o diretor geral do Detran-PI, José Antonio Vasconcelos.

As placas de motocicletas também foram alteradas pela resolução, tendo sua altura modificada de 13,6cm para 17cm, e o comprimento de 18,7cm para 20cm. Com isso, aumentou também o tamanho de letras e números, com exceção da cidade de origem: de 4,2cm para 5,3cm de altura - quase do tamanho das placas de automóveis.

O Detran-PI alerta ao usuário que, em caso de dúvida, procure um dos postos do órgão para mais esclarecimentos. Confira na íntegra a Resolução 372 do Contran.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.