Fechar
GP1

Piauí

Detran do Piauí estabelece novo calendário de distribuição de placas de identificação de veículos

Pelo novo calendário, as terminações utilizadas nos últimos cinco meses do ano serão respectivamente 3,4, 6 e 8.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) torna público o novo calendário para distribuição das séries numéricas a serem gravadas nas placas de identificação dos veículos automotores a partir do mês de agosto, com base na Portaria Nº 281/2012, desta terça-feira, 31 de julho.

Pelo novo calendário, as terminações utilizadas nos últimos cinco meses do ano serão respectivamente 3,4, 6 e 8, sendo esta última válida para os meses de novembro e dezembro. Tradicionalmente, o número final da placa corresponde ao número do mês do emplacamento, ou seja, o veículo que fosse emplacado no mês de agosto receberia placa alfanumérica com terminação 8. De acordo com o novo calendário, receberá terminação 3.

A redistribuição das placas se fez necessária devido à grande demanda de veículos novos no segundo semestre de 2011. Além desse fator, os veículos emplacados em outubro, novembro e dezembro recebem a mesma terminação 0 (zero) das placas alfanuméricas, o que provocou o esgotamento desta terminação e da finalização 9 (nove) e 8 (oito). Assim sendo, o Detran-PI passará a utilizar as numerações excedentes para o emplacamento de veículos novos.

A alteração não trará nenhum ônus ao proprietário, haja vista que o pagamento do IPVA e do Seguro DPVAT será calculado proporcionalmente aos meses de utilização da placa. Dessa maneira, o proprietário que emplacar seu veículo novo em agosto, recebendo a placa com terminação 3, pagará, em março de 2013, o proporcional a oito meses de utilização da placa. A mesma regra vale para os demais casos de redistribuição definidos pela Portaria Nº 281.

Cabe lembrar que o calendário estabelecido pela Portaria Nº 281/2012 abrange apenas os novos veículos a serem licenciados a partir desse exercício, não alterando o final da placa dos veículos adquiridos em anos anteriores.

Confira a redistribuição de placas alfanuméricas e as respectivas terminações:

Terminação da placa     Meses de Utilização                 Mês de pagamento do IPVA em 2013

3                                       Agosto                                                      Março
4                                       Setembro                                                  Abril
6                                       Outubro                                                    Junho
8                                       Novembro                                                  Agosto
8                                       Dezembro                                                  Agosto


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.