Fechar
GP1

Piauí

Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas reunirá comunidades do Estado

O encontro faz parte do projeto Abrace a Vida - Desafio de Transformação

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas realizará a socialização do projeto Abrace a Vida - Desafio de Transformação, na manhã de hoje, a partir das 9h30, no Clube dos Diários. Estarão presentes a coordenadora Zita Vilar e Rita Lisbôa, coordenadora do projeto e diretora de Políticas Públicas da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas.

A proposta do evento “é fazer com que os oito grupos participantes que restaram se conheçam e falem uns aos outros sobre suas experiências, relatando dificuldades, impactos e resultados obtidos com o Desafio de Transformação”, explica Rita Lisbôa.

Além disso, a Coordenadoria irá distribuir prêmios às melhores equipes. Serão analisados pela banca avaliadora desempenho, interação, criatividade de cada grupo na conclusão das tarefas. O Governo do Piauí também dará incentivo aos grupos vencedores.

Entenda o Projeto Desafio de Transformação

O projeto Desafio de Transformação, que tem parceria com o Governo do Estado, tem o objetivo de formar pessoas das comunidades para o enfrentamento dos diversos problemas sociais, dentro dos quais, o uso e abuso de drogas. Para tanto, foram realizadas várias atividades que contribuem para a mobilização social nas comunidades, fomentando a ação por parte dos membros das comunidades.

No Piauí, o projeto teve início em março deste ano, com a participação inicial de 22 grupos de diversos municípios, entre eles Água Branca, Floriano, Amarante, Inhuma, Batalha, União, Olho D´Água, São Julião, além de bairros da capital, como São João, Vila Nova Parnaíba e Ilhotas. Cada equipe recebeu uma tarefa a cada semana, totalizando sete. Essas atividades tiveram como intuito principal estimular os participantes a encontrarem meios para enfrentar os problemas da comunidade, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

As tarefas

1. Apresentação da Equipe. A primeira tarefa consistiu em apresentar de forma criativa e por meio de um pequeno vídeo a equipe e a motivação para participar do projeto.
2. Mergulho na Realidade. A segunda atividade foi mostrar por meio de uma apresentação criativa a comunidade, com costumes, perfil da população, líderes comunitários, instituições, grupos ativos, tipo de lazer.
3. Fotonovela. A terceira tarefa foi realizar uma fotonovela que retratasse os problemas mais significativos que existem na comunidade e apontar estratégias para resolvê-los.
4. Projeto. Nesta quarta tarefa, o grupo participante teve que construir um projeto que envolvesse moradores, instituições e grupos.
5. Mutirão de Mobilização. A quinta atividade foi possibilitar a realização de uma Ação social que beneficiasse um grande número de pessoas da comunidade.
6. Gerando Renda. Na penúltima tarefa as equipes realizaram uma ação empreendedora de geração de renda, criada pelos próprios participantes.
7. Feirão de Talentos. Para finalizar o projeto, um evento foi realizado por todos os grupos onde pessoas talentosas da comunidade possam realizar apresentações.

Origem do Projeto

O Desafio de Transformação é uma ferramenta estratégica de formação, criado pelo Instituto Empodera, que nasceu do Centro de Formação Tratamento Comunitário no Brasil. É uma iniciativa de divulgação e multiplicação de uma nova proposta de inclusão: a intervenção social que tem a comunidade como protagonista, atuando sobre a base do Modelo de Tratamento Comunitário. Sua sede é em São Paulo-SP.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.