Fechar
GP1

Piauí

Detran do Piauí ajuda usuários a superarem o medo de dirigir com oficina e cursos

A oficina é realizada há cinco anos, de forma gratuita, e auxilia pessoas a elevarem sua autoestima

Motoristas participaram de oficina que tem como objetivo ajudar pessoas com receio de dirigir seja por motivos emocionais, patológicos ou por uma falta de um aprendizado efetivo, nesta quarta-feira (23). A iniciativa é uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e o Projeto Superando o Medo de Dirigir. A oficina já é realizada há cinco anos, de forma gratuita, e auxilia pessoas a elevarem sua autoestima e se sentirem mais confiantes para realizarem atividades cotidianas no trânsito.

“O curso ajuda os condutores e futuros condutores a terem independência, pois muitos deixam de realizar atividades cotidianas por medo de enfrentar o trânsito. Cada pessoa tem seu ritmo e precisa perceber isso para se sentir segura”, analisa a ministrante da oficina, a psicóloga Márcia Matos.

De acordo com Márcia Matos há várias razões para que as pessoas sintam-se receosas em dirigir, porém há alguns aspectos com maior recorrência, como medo de veículos maiores, trânsito agitado, pontes, engarrafamentos, descidas e subidas, além do medo de dirigir à noite.

Outro motivo que leva muitos motoristas a se sentirem inseguros na direção, é o trauma pós-acidente, como é o caso de Erinalva Santos. A administradora conta que após se envolver em um acidente no trânsito não conseguiu mais conduzir qualquer veículo. “Eu tenho medo de entrar no carro, até mesmo como passageira. Fico a todo momento olhando para trás com medo que algum carro volte a colidir com o meu. E há dois anos estou sem dirigir, mas quero superar isso. A oficina está me ajudando muito, já me sinto melhor. O apoio da família também está me deixando mais confiante”, afirma Erinalva.

O Detran trabalha para uma melhorar o trânsito no Estado e reduzir o número de acidentes e acredita que a boa formação de condutores é essencial para alcançar este objetivo. Pessoas habilitados ou não que desejam participar do projeto podem ligar para o telefone (86) 3228 4517 para obter mais informações.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.