Fechar
GP1

Piauí

Zacarias Teixeira é eleito presidente do diretório municipal do PT em Picos

Candidato da situação Zacarias Teixeira venceu a disputa com uma diferença de 40 votos em relação ao seu oponente José Antonio.

Candidato da situação o líder comunitário Francisco Zacarias Teixeira venceu ontem, 10, a eleição para o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Picos. A vantagem em relação ao seu oponente, engenheiro agrônomo José Antonio Sousa Batista, da oposição, foi de 40 votos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Zacarias Teixeira venceu a eleição em Picos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Zacarias Teixeira venceu a eleição em Picos.

Cerca de 500 filiados estavam aptos a votar, sendo que 408 compareceram às urnas, algo em torno de 80%. Desse total, 219 votaram em Zacarias Teixeira e 179 no candidato José Antonio. Quatro eleitores anularam o voto e seis votaram em branco.

Imagem: José Maria Barros/GP1Apuração dos votos só terminou as 21 horas.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Apuração dos votos só terminou as 21 horas.

Prevista para iniciar às 8h da manhã a votação atrasou um pouco e por isso o pleito transcorreu até as 17h15. Durante todo o dia os filiados tiveram que enfrentar filas e pelo menos 32 eleitores votaram em separado após ganharem na justiça o direito de participar da eleição.

Imagem: José Maria Barros/GP1Comissão eleitoral faz apuração dos votos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Comissão eleitoral faz apuração dos votos.

A apuração começou às 18h e foi acompanhada por dezenas de simpatizantes das duas chapas. O resultado somente saiu às 21h e foi bastante festejado pelos membros da chapa encabeçada por Zacarias Teixeira.

Imagem: José Maria Barros/GP1Eleitores tiveram que enfrentar fila para votar.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Eleitores tiveram que enfrentar fila para votar.

Apoiado pelos membros da corrente Articulação, dentre os quais a atual presidente do partido em Picos, professora Oneide Rocha e o vereador Wellington Dantas, Zacarias Teixeira adotou um discurso conciliador. Ele prometeu dar apoio aos diversos grupos existentes, como jovens, mulheres, negros e LGBT.

Imagem: José Maria Barros/GP1Filiados aguardam resultado da eleição.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Filiados aguardam resultado da eleição.

Candidato da oposição José Antonio não se abalou com o resultado da eleição e fez questão de agradecer aos 179 filiados que optaram pelo seu nome. Afirmou que continuará participando das discussões dentro do partido, adotando a mesma postura e defendendo as idéias que apresentou durante a campanha.

Imagem: José Maria Barros/GP1José Antonio perdeu com uma diferença de 40 votos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)José Antonio perdeu com uma diferença de 40 votos.

Racha

Apesar de nenhum dos dois lados admitir publicamente, o acirramento da campanha mostrou o racha existente dentro do Partido dos Trabalhadores em Picos. Hoje, existe uma ala liderada pela professora Oneide Rocha, mais ligada ao prefeito Kléber Eulálio e outra liderada pelo vice-prefeito e secretário da Educação, Padre José Walmir de Lima, mais independente da administração municipal.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.