Fechar
GP1

Piauí

Mais de 50 gatos sofrem com abandono no viaduto do Mafuá

"A situação que esses animais vivem é muito triste. Nós vamos procurar a Prefeitura esta semana para exigir medidas, a criação de um abrigo e estabelecer convênios", declara vereadora Teresa

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarVereadora Teresa Britto visita gatos abandonados na praça do Mafuá(Imagem:Divulgação)Vereadora Teresa Britto visita gatos abandonados na praça do Mafuá

Quem passa pelo viaduto do bairro Mafuá observa a grande quantidade de gatos soltos no local. Atualmente, existem cerca de 50 animais, mas a quantidade só aumenta devido ao frequente abandono por parte dos populares. Outro problema é uma denúncia contra Maurício do Mafuá, morador de rua, que é acusado de maltratar os animais, inclusive queimando-os, e também contra pessoas que juntam gatos e jogam dentro do cemitério São José.

A denúncia parte de três pessoas que se denominam protetores independentes, que procuraram o gabinete da vereadora Teresa Britto (PV) nesta quarta-feira (20) pedindo apoio para atendimento dos gatos. Ana Maria, Gotardo Mendes e Otilina Duai Lib buscam apoio para instalação de um abrigo e para castração nos animais.

"Nós já procuramos a Prefeitura e temos apoio de alguns médicos veterinários que pegam animais para castrar impedindo assim o crescimento do número de gatos nas ruas. Mas isso não é suficiente. Queremos mais apoio, só a boa vontade de algumas pessoas não é suficiente", afirmou Otilina Duai Lib.

Segundo ela, há pessoas que se mobilizam para levar alimento e medicamento aos gatos nos turnos da manhã e noite. Outra protetora, Ana Maria, afirma que já gastou de R$ 200 a R$ 250 para castrar alguns dos gatos e pede que a Zoonoses não leve os animais para eutanásia. "Esses animais precisam de ajuda e não serem sacrificados", clamou Ana Maria.

A vereadora Teresa Britto visitou o local junto com os protetores independentes e disse que vai solicitar da Prefeitura de Teresina a aplicação da lei que cria a Feira de Adoção dos Animais. Segundo a parlamentar, a lei determina que a Prefeitura crie abrigos para animais de rua e formalize convênios para castração e vacinação gratuita desses animais.

Imagem: DivulgaçãoMais de 50 gatos sofrem com abandono no viaduto do Mafuá(Imagem:Divulgação)Mais de 50 gatos sofrem com abandono no viaduto do Mafuá


"A situação que esses animais vivem é muito triste. Nós vamos procurar a Prefeitura esta semana para exigir uma medida, a criação de um abrigo e um convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí para castrar os animais. Assim, impediremos a superpopulação de gatos nas ruas. Nos informaram ainda que há pessoas que pegam esses gatos e jogam dentro do cemitério São José. Já existem cerca de 100 gatos lá que sobrevivem com alimentos levados pelos visitantes", declarou a vereadora.

Os protetores independentes já levaram parte dos gatos para suas residências, mas não tem mais espaço para abrigá-los. Otilina cria 15 gatos e cinco cães e Gotardo cuida de oito gatos. Eles procuraram ajuda da Apipa, mas constataram que a entidade já possui uma grande quantidade de animais sob sua custódia, não tendo mais capacidade de receber outros gatos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.