Fechar
GP1

Piauí

Fórum de Bom Jesus é arrombado e Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça são acionados

Em cerca de uma semana, este é o segundo Fórum arrombado no interior do Piauí, já que, entre os últimos dias 15 e 17, o Fórum de Eliseu Martins também foi atacado por bandidos.

Mais um Fórum foi arrombado no interior do Piauí. Dessa vez, o de Bom Jesus, região Sul do Estado, na madrugada deste sábado (23). Duas salas da Promotoria de Justiça, secretaria, a Vara Agrária e a sala onde se guardam as armas apreendidas foram o alvo dos bandidos.

Em cerca de uma semana, este é o segundo Fórum arrombado no interior do Piauí, já que, entre os últimos dias 15 e 17, o Fórum de Eliseu Martins também foi atacado por bandidos. Só este ano, sete Fóruns já foram arrombados.

De 2008 para cá, 17 Fóruns sofreram ação de bandidos, que buscam armas, drogas e processos que se encontram guarnecidos nos locais. Desde então, a situação tem piorado e despertado a preocupação de entidades jurídicas piauienses, que buscam soluções o problema.

Diante do quadro que se agrava, a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) vão provocar o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça, solicitando apoio, para que providências sejam tomadas.

O presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, observa que a Procuradoria Geral de Justiça do Piauí tem cobrado do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Segurança e do Tribunal de Justiça, ações no sentido resolverem a situação.

“Não sabemos mais o que fazer e algo tem de ser feito. Virou uma verdadeira desmoralização, pois a Casa da Justiça está sendo continuamente violada. É preciso que as autoridades responsáveis se unam para enfrentar de uma vez por todas o problema”, assevera Paulo Rubens.

O presidente da APMP acrescenta que a entidade, juntamente com a Amapi, vai acionar o Conselho Nacional de Justiça, reivindicando ao órgão o cumprimento da Resolução 176, que estabelece parâmetros mínimos de segurança nos Fóruns.

Ainda segundo Paulo Rubens, o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, enviou dois peritos a Bom Jesus, para colher mais informações e investigar o ocorrido.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.