Fechar
GP1

Piauí

Conselho de Trânsito divulga novas exigências para motoristas de caminhão na hora de renovar a CNH

"As novas exigências já foram publicadas em Diário Oficial e deverão ser implantadas o mais rápido possível", declara Tony Carlos, inspetor da PRF-PI.

Na manhã dessa quinta-feira (27), foi publicada resolução no Conselho Nacional de Trânsito, no Diário Oficial da União, que determina novas exigências para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CHN) para motoristas e profissionais de caminhões, carretas e ônibus.

Para conseguir tirar a primeira CHN ou renovar a carteira, esses profissionais terão que realizar um exame especifico que detecta o uso de drogas em um período de 90 dias. O candidato deverá realizar o exame médico toxicológico em clínicas homologadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e credenciadas pelo órgão de trânsito responsável no Estado, o Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN). A medida deverá entrar em vigor em Janeiro de 2014 para motoristas classificados nas categorias C, D e E.

Imagem: ReproduçãoNovas exigências para renovação da CHN para motoristas de caminhões(Imagem:Reprodução)Novas exigências para renovação da CHN para motoristas de caminhões

Em entrevista ao Jornal Cidade Verde, o inspetor geral da Polícia Rodoviária Federal do Piauí, Tony Carlos, explicou a nova medida do Conselho Nacional de Trânsito. “As novas exigências já foram publicadas em Diário Oficial e deverão ser implantadas o mais rápido possível. Qualquer motorista que for pego pela PRF com suspeita de uso de substâncias tóxicas, será encaminhado imediatamente para um médico legista, e se comprovado o uso indevido das substâncias, será autuado e preso em flagrante”.

A medida pretende diminuir a quantidade de acidentes nas rodovias federais, principalmente no turno da noite quando ocorrem batidas na maioria dos casos envolvendo motoristas suspeitos do uso de drogas e álcool. O condutor deverá pagar uma taxa de R$ 270 à R$290,00 para realizar o exame. No Piauí ainda será homologada a clínica responsável por esses exames, segundo o inspetor Tony Carlos, pretende-se escolher aquela que realizar os exames com mais eficiência e rapidez.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.